A nova turma das HQ’s

"O Alienista", adaptação em HQ do selo 10 PãezinhosA USP é cheia de boas histórias… em quadrinhos.

Alguns dos mais famosos quadrinistas brasileiros passaram por terras uspianas.

Laerte, o criador de Piratas do Tietê, cursou música e depois jornalismo na ECA – sem concluir nenhum. Ele fundou em 1972, junto com Luís Gê, a célebre Balão, considerada o primeiro fanzine brasileiro. A revista, que era editada por alunos da FAU e da ECA, revelou artistas como Angeli e os gêmeos Paulo e Chico Caruso. Outro nome consagrado que passou pela USP foi Fernando Gonsales. O criador de Níquel Náusea se formou em Veterinária e depois em Biologia.

Mas não é só de passado que vive a história dos quadrinhos na USP. Formado em Artes Plásticas pela ECA, Gabriel Bá vem se destacando no mundo das HQ’s, junto com seu irmão gêmeo Fábio Moon, com o selo independente 10 pãezinhos. Em julho, eles foram os primeiros brasileiros a ganhar o Eisner Awards, o “Oscar dos quadrinhos”. Além disso, estão concorrendo ao prêmio Jabuti pela adaptação para quadrinhos do conto “O Alienista”, de Machado de Assis.

Muitos artistas da nova geração de quadrinistas da USP estão colaborando para a consolidação de um mercado independente de HQ’s. Entre esses novos quadrinistas, algumas histórias merecem ser contadas…