Bloco de notas: Ig Nobel, Jabuti, células-tronco

Cada um com seu buraco

Nem só de glórias vivem as pesquisas científicas. Astolfo Mello de Gomes Araújo, professor de Arqueologia da USP, e José Carlos Marcelino receberam o Ig Nobel de 2008 na categoria Arqueologia. O “prêmio” é promovido pela revista Anais da Ciência Improvável. A dupla de pesquisadores desenvolveu um estudo sobre a contribuição que os tatus podem dar às escavações arqueológicas.

Após o estudo, eles concluíram que os tatus movimentam artefatos em todas as direções: para cima, para baixo e para os lados. Outra descoberta dessa relevante pesquisa é que os tatus são capazes de cavar desde buracos de 50 centímetros até rede de túneis com múltiplas entradas. Araújo não se importou com as brincadeiras. “Não existe prêmio Nobel para arqueologia, então o Ig Nobel é uma coisa boa”.

Comunidade USP ganha Jabuti

Os professores Afonso Fleury e Marly Monteiro de Carvalho, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, receberam o Prêmio Jabuti de Literatura, em sua queinquagésima edição. O livro premiado foi o “Introdução à Engenharia de Produção”, na categoria “Melhor Livro de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática”. A comunidade USP também ganhou em outras categorias.

Abin e RI organizam seminário na USP

Entre os dias 20 e 23 de outubro, acontece o Seminário em Atividades de Inteligência. Com a organização da RI USP Jr., Empresa Júnior de Relações Internacionais da USP, em parceria com a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), o evento tem como principal objetivo fazer uma introdução a conceitos como Inteligência de Estado e Contra-Inteligência. O foco a ser dado será o da proteção ao conhecimento, a fim de levar à compreensão das razões dessa proteção. Haverá também debates sobre os regimes internacionais de controle a bens sensíveis. Informações pelo e-mail eventos@riuspjr.com.br ou pelo site www.riuspjr.com.br/evento_abin.htm.

Vice-diretor da Fuvest se demite

Nelson Carlin Filho, vice-diretor da Fuvest e professor do Departamento de Física Nuclear do IF (Instituto de Física), pediu demissão do cargo na fundação para o vestibular após receber moção de censura do Comitê de Ética da USP, pela acusação de plágio em artigos científicos, denunciado em 2007 por professores do IF. Os artigos com trechos ditos plagiados são parte de uma série assinada por Carlin e Alejandro Szanto de Toledo, diretor do IF, que também recebeu censura ética da reitoria, mas continua no cargo. O vice-diretor vai ser substituído por Maria Tereza Fraga Rocco, professora da FFLCH.

IB desenvolve células-tronco embrionárias

A equipe da professora Lygia da Veiga Pereira, do IB, em parceria com a UFRJ, desenvolveu a primeira linhagem de células-tronco embrionárias do Brasil. Até agora, todos os grupos de pesquisa tinham de importar as células. “Trata-se de uma transferência de tecnologia, e isso vai baratear muito o custo do material”, afirma a pesquisadora. A equipe utilizou embriões congelados doados por clínicas de fertilização. As células-tronco se multiplicaram in vitro e se diferenciaram em neurônios e células musculares.

Ladrões são presos no campus da USP (foto: Letícia Mori)Ladrões são presos no campus da USP

Ladrões de carros são presos após perseguição na Cidade Universitária. Com eles, a polícia encontrou ferramentas para desligar alarmes de automóveis.