Bloco de notas: Tomie Ohtake, Antonio Candido, Osusp

Reconstrução (foto: Ana Carolina Prado)Reconstrução

A obra de Tomie Ohtake, inaugurada no dia 16 de agosto e localizada em frente ao prédio principal da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, será totalmente refeita. A confecção da escultura de 9 toneladas de aço teve seu início no mês de fevereiro e foi financiada pela doação de pessoas físicas e jurídicas. Segundo Wagner Cassimiro, gestor do projeto Tomie Ohtake, “a obra que foi desenhada é complexa demais e o resultado entregue não atendeu às expectativas da FEA, da artista e da própria empresa de engenharia, que fará uma nova escultura sem custos adicionais”.

Vacinação vai à São Francisco

A campanha de vacinação contra a rubéola, promovida pelo Ministério da Saúde, começou no dia 9 de agosto e se estenderá até 12 de setembro. Agentes de saúde estão visitando universidades para vacinar os alunos. No dia 20 de agosto, visitaram a Faculdade de Direito da USP, e só no período da manhã, vacinaram mais de 300 estudantes. No período noturno, às 20h, havia uma fila imensa de alunos que queriam ser vacinados. Os agentes de saúde afirmaram que ainda passarão nos outros campi da USP. Contudo, para se vacinar, basta ir a um posto de saúde com um RG e a carteira de vacinação em mãos.

Antonio Candido: intelectual do ano (foto: Paula Sacchetta)Antonio Candido: intelectual do ano

No dia 20 de agosto, Antonio Candido recebeu o prêmio Juca Pato, de intelectual do ano, concedido pela União Brasileira dos Escritores (UBE). O evento aconteceu na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, onde o homenageado estudou por sete anos e foi “quase bacharel”, antes de estudar Ciências Sociais também na USP. Antonio Candido contou que nos anos 40 “afinado com as tendências radicais do momento”, assumiu posições socialistas que não abandonou mais e que continuam a nortear as suas “convicções relativas à necessidade de transformar profundamente a nossa sociedade desigual e mutiladora”.

Viola caipira em São Paulo

O Departamento de Música (CMU) da ECA oferece já no próximo vestibular o bacharelado em Viola Caipira, no campus Butantã. “Neste curso estudamos desde a música tradicional caipira – que é profundamente sofisticada, ao contrário do que muita gente pensa – até a viola na música barroca”, diz Ivan Vilela, professor no CMU. A música popular na universidade faz as pessoas reconhecerem o valor da canção sertaneja e da música popular brasileira.

Mistura de idades (foto: Paula Sacchetta)Mistura de idades

No dia 24 de agosto, gerações se misturaram no 36º distrito policial, o antigo DOI-Codi, para exigir justiça e pedir a punição dos torturadores da Ditadura Militar. “Neste ato estamos unidos contra o silêncio, em defesa da memória, acreditando que lutar para que esta barbárie não seja esquecida, significa lutar para que ela não continue”, diz o Manifesto das novas gerações pela Verdade, Memória e Justiça, lido durante o ato, que teve apoio de grupos dentro da USP.

Demissão na Osusp

O maestro Carlos Moreno se demitiu da direção musical da Osusp. Responsabilizando a burocracia da Universidade, Moreno reclamou de seu contrato, “de caráter especial”, e do fato de metade dos músicos da orquestra não ser contratada e precisar se apresentar em troca de cachês. Em entrevista, ele fez questão de deixar registrada sua gratidão à USP, mas ressaltou que a academia poderia dar à orquestra – vencedora do prêmio Carlos Gomes em 2006 – o mesmo tratamento dado ao setor de informática da instituição, que foi objeto de um plano específico de carreira.

Esportes radicais

No último dia 28, um estudante do Instituto de Física (IF) foi agredido por ciclistas na Av. Professor Luciano Gualberto e seu carro também foi afetado pelo mau humor dos ciclistas. Segundo o aluno, os atletas fechavam a via e o agrediram porque ele teria forçado a passagem. Quando a Guarda Universitária chegou, os ciclistas fugiram sem serem identificados ou perseguidos.