Bloco de notas: Trânsito, Letras, Pasusp, X Congresso de Estudantes

Trânsito fiscalizado na Cidade Universitária

O departamento jurídico da Universidade está avaliando o convênio entre a USP e a Secretaria Municipal de Transporte. Sendo confirmado o convênio, que já foi aprovado pelo Conselho do Campus, o trânsito na Cidade Universitária passará a ser fiscalizado. O prefeito do campus, Adilson Carvalho, disse que “há a possibilidade de contratarmos a CET”. Outra alternativa é delegar a fiscalização a uma equipe da universidade. “Atualmente não há nenhum respeito e obediência no trânsito aqui dentro”, conta Carvalho. “Com o acordo, teríamos um trânsito mais organizado”. Apenas no primeiro semestre de 2008, foram registrados cerca de 80 acidentes no campus.

Pela primeira vez, um ex-aluno expõe na FAU (foto: Guilherme Dearo)Pela primeira vez, um ex-aluno expõe na FAU

A exposição Ruy Ohtake Presente!, sobre a obra do arquiteto brasileiro filho da artista plástica Tomie Ohtake, pode ser vista desde o dia 15 no Salão Caramelo. É a primeira vez que um ex-aluno expõe na FAU.

Os visitantes se deparam com um pouco da história das obras do arquiteto em São Paulo, como os hotéis Unique e Renaissance e o Parque Ecológico do Tietê. A exposição, que vai até o dia 17 de outubro, é a primeira de uma agenda de comemorações dos 60 anos da FAU. Ruy Ohtake pensou a exposição para fazer com que as fotos de suas obras, dispostas em suportes curvos, dialoguem com o grande espaço aberto da faculdade.

Cursos da Letras durarão cinco anos

Foi aprovado pela Reitoria da USP o aumento da duração do curso de Letras da FFCLH. A partir de 2009, as duplas habilitações serão de cinco em vez de quatro anos.

A alteração ocorreu após sugestão dos professores da Letras, que constataram que a grande maioria dos alunos não conseguia concluir a graduação em quatro anos em decorrência da carga horária excessiva.

Gêmeos levam Jabuti por livro em quadrinhos

Gabriel Bá, quadrinista e ex-aluno de Artes Plásticas na USP, e Fábio Moon venceram o Prêmio Jabuti 2008 na categoria Livro Didático e Paradidático de Ensino Fundamental ou Médio com a adaptação em quadrinhos do conto O Alienista, de Machado de Assis. Eles são criadores do selo 10 pãezinhos e venceram também neste ano o Eisner Awards, o oscar dos quadrinhos.

Pasusp será aplicado apenas a terceiro-anistas

Por decisão da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e do Conselho de Educação, o Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP) será aplicado apenas aos alunos do 3º ano. Antes, os estudantes fariam uma avaliação em cada um dos 3 anos do Ensino Médio e o resultado serviria como bônus de até 3% na nota do vestibular.

A Secretaria atribuiu caráter experimental ao projeto por discordar de algumas questões pedagógicas do programa. A Universidade considera que o Pasusp estendido aos três anos diluiria a pressão sofrida pelos alunos no vestibular.

X Congresso de Estudantes

O X Congresso dos Estudantes da USP, organizado pelo DCE e pelos CAs, decidirá a organização do movimento estudantil pelos próximos dois anos. Nos dias 27 e 28 de setembro, serão debatidos temas relacionados à universidade e educação pública no campus do Butantã (na FFLCH), São Carlos I e Riberão Preto. Nos dias 11 e 12 de outubro acontecerão as plenárias que deliberarão sobre o que foi discutido. A Assembléia dos Estudantes, que organizará o X Congresso, foi adiada para o dia 25 de setembro. Também estarão em pauta a permanência estudantil, a privatização da pesquisa e a criminalização do movimento estudantil. A assembléia será às 18 horas, no prédio da História/Geografia.