Carta ao leitor: Momento decisivo

É com orgulho que entregamos à comunidade USP este Jornal do Campus especial sobre as eleições paulistanas de 2008, fruto de um trabalho coletivo que reflete o princípio mais fundamental que rege a publicação ao longo de seus 26 anos de história: a defesa intransigente da democracia.

Nesta edição, apresentamos o resultado de uma pesquisa que ouviu 878 pessoas na Cidade Universitária – entre alunos, professores e funcionários. Nela, o atual prefeito Gilberto Kassab aparece em 1º lugar, seguido de Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

Feito sob a supervisão do professor Sergio Wechsler do Instituto de Matemática e Estatística (IME), o levantamento também revela que educação, transporte e segurança são os temas que mais preocupam os uspianos, votantes ou não em São Paulo.

Dos entrevistados que votam na cidade, 19,3% ainda não fizeram sua escolha. Diante disso, o leitor indeciso encontrará em nove páginas deste especial as propostas dos onzes candidatos à Prefeitura para as áreas de educação, transporte, meio ambiente, saúde, segurança, urbanização, economia, emprego e cultura. Todas estão acompanhadas de análises de especialistas da USP, um serviço que a Universidade – mantida com o dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos – tem a obrigação de prestar à sociedade.

Esperamos que este jornal contribua para o debate de idéias que deve nortear todo o processo eleitoral. Um debate sem partidarismos, mas com pluralidade de idéias e opiniões.

Equipe JC