Guia do Júpiter: o novo critério de seleção de optativas

1. Mérito acadêmico: mede o desempenho do aluno em relação à média do seu curso. Visa a acabar com a desvantagem dos cursos que têm, historicamente, média geral mais baixa, como alguns de exatas, na hora de escolher optativas.
  2. Proximidade de conclusão de curso: é medido pela porcentagem de créditos cumpridos pelo aluno em relação ao total de créditos exigidos para ele se formar.
  3. Aproveitamento médio: a união dos dois fatores anteriores, resultando em um número final que rankeará os alunos e definirá quais qualificam-se para cursar cada disciplina. Na fórmula do AM, o PCC tem um peso maior (60%) do que o MA (40%). AM = 0,4 (MA) + 0,6 (PCC)

O Júpiter, em cada disciplina, seleciona os concorrentes com os melhores índices de AM. Ele segue a ordem de preferência de optativas determinada pelo aluno na matrícula. Somente quando ele alcança o número de disciplinas que deseja cursar no semestre, o sistema retira o seu nome da disputa nas disciplinas restantes.