Incubadora de cooperativas dá exemplo de autogestão

Paul Singer acredita que a universidade é um importante espaço de discussão e desenvolvimento da economia solidária. Ele participa até hoje da ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares) da USP, criada em 1998.

Focando a ação em regiões periféricas, a incubadora pretende promover o desenvolvimento delas a partir da geração de renda e trabalho. No Jardim Clarice, por exemplo, incentivou a criação do E.A. – Produtos Ecológicos, que fabrica produtos de limpeza a partir de materiais reciclados e é administrado por moradores do local.

A própria incubadora dá o exemplo da autogestão. Seus 30 membros, alunos da universidade ou de outras instituições, professores e trabalhadores tomam todas as decisões em conjunto. Eles têm que lidar com inúmeras dificuldades. Além dos conflitos e inseguranças que surgem por esse tipo de organização, há entraves financeiros. Apesar de ser vinculada à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, a ITCP não possui renda fixa. A Pró-Reitoria fornece apenas o galpão onde a incubadora está localizada, atrás da FEA, a limpeza e alguns materiais de consumo. A verba para sustentar a equipe e os trabalhos depende de projetos de editais públicos que não tem aprovação garantida, como o Proninc (Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares).

Entretanto, quem está disposto a enfrentar esses problemas tem uma passagem totalmente diferenciada pela experiência universitária. O trabalho na incubadora e a quebra na hierarquização promove uma grande mudança de valores entre os participantes. “Isso resignifica tudo o que você está fazendo na universidade”, afirma Mariana Almeida, que fez parte da ITCP quando era aluna de economia na FEA. Aos 19 anos, ela já tinha liberdade de discutir com o professor Paul Singer de igual para igual. “Se eu não tivesse trabalhado na incubadora, todo o meu rumo na vida seria diferente”, continua Mariana, que já foi até a Venezuela para trabalhar com economia solidária e hoje participa do Nesol (Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão em Economia Solidária da USP).