Lendário, circular é alvo de reclamações

Há várias lendas que povoam a imaginação dos alunos e funcionários da USP. Há quem jure que exista um cachorro que passeia nos circulares. E dizem as más línguas que o próprio circular é uma dessas lendas. Nos diversos pontos de ônibus do campus, a pergunta-padrão é: onde está o circular? Mas, apesar das aparências, há oito veículos que percorrem, simultaneamente, as duas rotas. No total, são 18 veículos que se revezam, de oito em oito, nas duas rotas.

Eduardo Barbosa, assistente técnico de direção do setor de transporte da Prefeitura do Campus, afirma que o serviço de transporte interno da Cidade Universitária melhorou muito nos últimos anos. “Antes a espera era maior e as pessoas pichavam pela USP frases do tipo: ‘Você acredita no circular?'”.

Hoje, as principais reclamações são o barulho dos meninos que praticam esporte no Cepeusp, a sujeira dos veículos, e os atrasos de 10 a 15 minutos, o que Barbosa acredita ser um grande avanço.

Edney Assunção, aluno do ICB (Instituo de Ciências Biomédicas), ainda não comprovou os efeitos dessa evolução na freqüência dos circulares. Assunção, que mora nas proximidades da avenida Corifeu de Azevedo Marques, costuma ficar de 30 a 40 minutos esperando para que um dos circulares saia da Portaria 3 em direção ao ICB.

Além da demora, outra queixa constante é o excesso de passageiros. Uma pesquisa realizada pelo IME, a pedido da PCO, constatou que, em horário de pico, um circular transporta em média 200 usuários durante um percurso completo pela USP. Giselle Utida, aluna da Geociências, já deixou de pegar um circular por causa da quantidade de pessoas. “Tanto a linha 1 quanto a 2 vêm lotadas!”

Soluções

A Prefeitura planeja aumentar a frota para um total de 20 veículos, comprando mais dois ônibus, um ainda este ano e outro em 2009, visando à melhora do serviço. Os micro-ônibus, ao contrário do que pensa a maioria dos usuários, não servem para complementar o deficiente sistema de transporte da USP. Eles só são usados em casos emergenciais quando um dos carros está em manutenção.

Outros projetos para melhorar o funcionamento do circular estão sendo elaborados. Segundo Barbosa, a Prefeitura está desenvolvendo um site em que o usuário poderá estimar o tempo que o circular vai demorar para chegar à parada mais próxima de sua localização e programa-se para sair de sua unidade.

Além disso, a Reitoria já está implantando um sistema de controle virtual da frota. Será possível ter dados em tempo real de cada peça dos veículos e também vigiar o desempenho dos motores.

Para Raquel Rolnik, o problema de mobilidade na Cidade Universitária só seria resolvido com mudanças mais profundas no transporte uspiano. Ela propõe a adoção de um sistema de transporte troncal baseado em bondes elétricos que circulem em eixos principais do campus, além de microônibus para interligar os caminhos não contemplados pelos bondes.

A USP precisa modernizar seu sistema de transporte e preparar-se para o futuro, adotando um conjunto de medidas ecologicamente pensadas que facilitem a locomoção.

Manifeste-se

Para sugestões sobre o serviço do circular, escreva para linhacircular[@]usp.br