Meio-ambiente: caminhos para a sustentabilidade

Pequenas ações resolveriam problemas ambientais da cidade, diz especialista

Propostas

Anaí Caproni (PCO)

Não encontramos no programa propostas para o meio ambiente.

Ciro Moura (PTC)

Intensificará a Inspeção Veicular e criará usinas de lixo, onde ele será aterrado ou incinerado.

Edmilson Costa (PCB)

Criará os Conselhos Populares de Meio Ambiente e municipalizará as diversas experiências por cooperativas e movimentos sociais para a questão do lixo e da água. Fará ações para garantir o uso de fontes de energia renováveis, de tecnologias limpas e produtos ambientalmente sustentáveis.

Geraldo Alckmin (PSDB)

Modernizará o Código de Obras, instituindo medidas que obriguem a construção de “prédios verdes”. Executará o programa de coleta seletiva de lixo e criará um programa de incineração de lixo não-reciclável, em que os gases emitidos serão utilizados para geração de energia.

Gilberto Kassab (DEM)

Continuará com os Programas de Educação Ambiental, o Programa 100 Parques e o Córrego Limpo. Assim como aumentará a fiscalização da “Lei da Cidade Limpa” e concluirá a implantação da Inspeção Veicular.

Ivan Valente (PSOL)

Combaterá a ocupação predatória do solo, principalmente em áreas de mananciais da cidade. Instituirá uma nova matriz de transportes para solucionar a questão do trânsito e reduzir substancialmente o nível de poluição atmosférica em São Paulo.

Levy Fidelix (PRTB)

Elaborará um programa de incentivo para que a população da periferia plante árvores em frente às suas casas com mudas que seriam fornecidas pela Prefeitura. Mapeará os mananciais de São Paulo e incentivará a coleta de água da chuva.

Marta Suplicy (PT)

Como meio de recuperar e preservar o meio ambiente, Marta pretende priorizar o transporte público: criará mais corredores de ônibus, construirá novas linhas de metrô e dará continuidade à Inspeção Veicular Obrigatória.

Paulo Maluf (PP)

Ampliará o número de parques e incentivará as atividades da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Pretende gerir melhor os recursos para que árvores sejam plantadas e para que haja canalização dos córregos.

Renato Reichmann (PMN)

Criará depósitos de lixo em áreas não habitadas e que não sejam preservadas. Instituirá um programa de educação de hábitos para que a população se conscientize e gere menos lixo. Restringirá a utilização de áreas verdes para a construção.

Soninha Francine (PPS)

Ampliará a Agenda Ambiental da Administração Pública e o Programa Córrego Limpo. Consolidará a educação ambiental no Ensino Fundamental.


Análise

A cidade de São Paulo conta com muitos problemas ambientais, mas, segundo Marcelo de Andrade Romero, professor titular da FAU, “não podia ser diferente”, já que a questão ecológica entrou na pauta de discussões há menos de 20 anos e, assim, não se pôde mudar a cidade em tão pouco tempo.

Mesmo assim, existem pequenas ações que podem transformar São Paulo em uma cidade, no mínimo sustentável. Assim, as propostas dos candidatos à Prefeitura se configuram como tentativas de se “apontar para uma direção correta”, segundo Marcelo.

O professor aponta a poluição dos mananciais como o principal problema da cidade. Desse modo, a proposta do candidato Gilberto Kassab de continuar o Programa do Córrego Limpo, assim como as de Marta Suplicy, Geraldo Alckmin e Ivan Valente, que também visam o saneamento básico das regiões periféricas, é “fundamental”, na visão de Marcelo.

A proposta mais polêmica de todas, e que está dentro do programa de grande parte dos candidatos, é aquela que trata da Inspeção Veicular. O professor Romero afirma que essa inspeção deveria ter começado há anos e que ela só pode acontecer acompanhada de muita fiscalização.

A idéia de Geraldo Alckmin de mudar o Código de Obras para a obrigatoriedade de construções dos chamados “prédios verdes” (construções ecologicamente econômicas), foi criticada pelo professor. Marcelo acredita que o Brasil não “está preparado” para tal obrigatoriedade.

Idéias como a de Ivan Valente, de criar campanhas de estímulo ao uso de lâmpadas frias e de sacolas de papel, foram bastante elogiadas pelo professor, que apenas apontou o fato de que seriam as concessionárias e não a Prefeitura que deveriam fazer tais campanhas.

Ao ser perguntado sobre a pertinência da canalização dos rios Tietê e Pinheiros, como propõem os candidatos Paulo Maluf e Levy Fidelix, o professor apenas balançou a cabeça negativamente e afirmou “isso não dá”.