USP é vaga para alunos da Unip

Alunos da UNIP estão utilizando os estacionamentos dentro do campus da USP, próximo ao portão 2, no horário de suas aulas noturnas.

Os seguranças do portão dizem que já conversaram com alguns motoristas, que alegam estacionar no campus por não encontrarem vagas próximas à faculdade.

Há apenas um estacionamento na rua e ela não comporta a quantidade de veículos que precisam parar ali. O grande volume de carros obriga os motoristas a estacionar até mesmo em lugares proibidos.

“Esse é um dos exemplos entre tantos outros do uso indevido do espaço público da USP. Sendo uma autarquia, ela tem autonomia sobre seu espaço físico”, explica Cristina Guarnieri, assessora do prefeito do Campus. “Porém, o controle do acesso ao campus não é uma questão simples. A circulação diária de pessoas beira os 100 mil. Uma alteração no tráfego de veículos na USP causaria um impacto considerável no trânsito da cidade”.

Até as 20 horas, o acesso de veículos ao campus é livre. Após esse horário, o acesso é controlado. Já o tráfego de pedestres é livre até a meia-noite.

“Primeiro é necessário saber quem realmente estaciona e que não está aqui. Isso certamente demandaria um monitoramento mais cuidadoso, uma pesquisa por parte da Prefeitura antes de tomar qualquer atitude sem critério” analisa Cristina.

Automóveis lotam a Avenida Torres de Oliveira, em frente à unidade Jaguaré da Unip (foto: Paulo Andrade)