Velódromo é mal aproveitado

Falta de verba é responsável por descaso e inviabiliza treinos de ciclismo em instalação do Cepeusp

O Brasil conta com apenas cinco velódromos para os atletas de ciclismo de São Paulo, um em Curitiba e o mais recente, construído para o Panamericano de 2007, no Rio de Janeiro.

Além de possuir uma pequena quantidade de velódromos, a maioria deles é muito descuidado e com problemas de infra-estrutura. Esse é o caso do velódromo do Cepeusp, idealizado para o Panamericano de 1975, que segundo Carlos Bezerra de Albuquerque, diretor do Cepeusp, jamais deveria ter sido construído na universidade, pois mesmo sendo um local público tem acessos restritos.

Os problemas estruturais começaram no final da década de 80 devido à falta de verba suficiente para a manutenção, que não conta apenas com a pista de ciclismo, há também uma quadra que tem reforma planejada para 2009. Hoje, o espaço do velódromo também é usado para festas, mas para Bezerra isso não prejudica a estrutura, pois ela já está deteriorada, o que será importante fazer é, depois da reforma da quadra, encontrar um meio de realizar as festas sem estragar o concreto do piso. O ideal seria ter nesse espaço uma arena multiuso para esportes e eventos culturais.

O diretor do Cepeusp sabe que está na hora de se pensar qual é o futuro do velódromo e ele vê duas possibilidades: reforma ou destruição. As duas soluções são caras, por isso ainda não se considera uma reforma para a pista de ciclismo. Ele acredita que os benefícios seriam poucos para um custo alto, pois não existem muitos ciclistas de pista e os ciclistas da USP não utilizariam a pista, uma vez que ela possui 200m e eles treinam por distância.

Treinos são prejudicados pela má infra-estrutura da quadra e do velódromo do CEPEUSP
Treinos são prejudicados pela má infra-estrutura da quadra e do velódromo do Cepeusp (foto: Rafael Benaque)