Viola caipira inova curso da ECA

Ivan Vilella é um dos docentes que estão renovando o CMU (foto: Daniele Melo)
A música popular estará presente, pela primeira vez, em uma graduação do CMU (Departamento de Música) da ECA-USP, no campus Butantã. No vestibular 2009, a faculdade oferecerá o curso de viola caipira, que existia apenas no campus de Ribeirão Preto.

O coordenador do curso, Ivan Vilella, observou que havia mais interessados no instrumento na capital do que no interior, portanto optou-se por abrir o curso em São Paulo. Além disso, o campus Butantã facilita o diálogo com outras disciplinas complementares ao curso, como sociologia, antropologia e cultura brasileira. Vilella vê esta interação como algo positivo, pois “o aluno de viola é sempre um pesquisador”.

A inclusão da viola entre os instrumentos estudados no departamento reflete modificações que vêm ocorrendo no CMU. A faculdade, tradicionalmente erudita e européia, tem hoje muitos professores que circulam também pelo meio popular, como Gil Jardim, chefe do departamento, que trabalhou com Gilberto Gil, Ivan Lins e Naná Vasconcelos. De acordo com Ivan Vilella, essa transformação deve-se à presença de “um corpo docente muito jovem que está empenhado em fazer essas mudanças de mentalidade”.

Esse processo, no entanto, traz à luz a falta de um método de ensino que privilegie a música popular brasileira. “O Brasil tem a melhor música popular do mundo, mas nenhuma metodologia que contemple suas potencialidades”, diz Vilella. No caso da viola, os alunos do curso em Ribeirão Preto estão transcrevendo partituras para o instrumento, que são praticamente inexistentes.

Apesar da tradição erudita do CMU, “a faculdade tem que pensar a música de forma abrangente”, diz Rogério Costa, presidente da Comissão Departamental de Graduação. Reformas na estrutura curricular do curso de Música são essenciais para a inclusão de outros instrumentos populares. Rogério afirma que “a estrutura ainda não está preparada para a entrada de muitas disciplinas que têm a ver com a música popular”.