Bloco de notas: X Congresso de Estudantes, Beijaço, Núcleo de Consciência Negra

E-mail USP ganha mais espaço

Nova versão do Webmail USP está disponível para testes no endereço http://webmail20.usp.br. A principal novidade é o maior espaço para armazenamento de e-mails. Para cada conta, docentes e alguns funcionários terão 1GB de espaço, os demais funcionários e convidados terão 300MB e os alunos 100MB. O novo serviço oferece também, além de uma interface amigável, um controle inteligente contra spams, acesso via celular e palmtops e um sistema de clique e arraste para mover pastas e arquivos.

Congresso dos Estudantes esvaziado

A pouca participação na fase de discussões do X Congresso de Estudantes da USP, que atraiu cerca de 80 pessoas divididas nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos, impediu a eleição de delegados e levou ao cancelamento da etapa de deliberações, que seria realizada nos dias 11 e 12 de outubro. Porém, as discussões não deverão ser perdidas, segundo o DCE, que propõe a realização de um novo congresso no primeiro semestre de 2009, o que dependerá da nova gestão da entidade.A última vez que as decisões de um congresso puderam orientar os estudantes da USP foi em 2004, já que as deliberações do IX Congresso, ocorrido em 2006, se perderam no furto de um computador do DCE.

Acidente na Cidade Universitária (foto: Paula Sacchetta)Acidente na Cidade Universitária

Na manhã de quarta-feira, 4, um carro modelo Versailles se chocou contra uma moto na Avenida da Raia Olímpica da USP e, em seguida, bateu numa árvore no canteiro. O motorista do carro, José Fernando Montanha Lubacheski, aluno da Poli, sofreu ferimentos leves. Já o motociclista, Johkly Fernandes da Silva, quebrou a perna e ficou estendido no chão à espera do Corpo de Bombeiros por aproximadamente vinte minutos.

Beijaço em defesa da homossexualidade

Com algum atraso e poucos beijos, ocorreu nesta última sexta-feira , dia 01, o prometido beijaço no CA da Faculdade de Veterinária. A manifestação foi organizada em apoio aos estudantes de letras Jarbas Rezende de Lima e José Eduardo Góes, expulsos de uma festa no local supostamente por estarem se beijando. Os estudantes prometem agora um novo ato em frente à reitoria, no dia 12 de novembro, cobrando medidas anti-discriminatórias. Em 2005, o caso de duas alunas que foram presas após se beijarem na USP Leste causou comoção no campus.

Semana do Núcleo discute negro nas artes

O Núcleo de Consciência Negra na USP (NCN) realiza uma série de apresentações e mesas de discussão com a temática “O negro por meio das artes”. A intenção é analisar a presença do negro como produtor cultural no país. O evento, realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro, é gra-tuito e aberto ao público, não é necessário se inscrever. As atividades ocorrerão na sede do núcleo e nas dependências da FEA. O blog é atualizado diariamente e traz mais informações sobre a programação e sobre o NCN.

Errata

A edição impressa do JC 345, a edição do Congresso de Estudantes foi equivocadamente grafada como a quinta, e não a décima. A correção já foi feita na edição digital.