Bloco de notas: Yoko Ono no MAC, Fuvest, Pasusp

Yoko Ono faz palestra no MAC (foto: Marcela Cataldi Cipolla)

Yoko Ono faz palestra no MAC

A artista plástica Yoko Ono participou de evento no MAC–USP do Parque Ibirapuera, no último dia 13, quando estava de passagem por São Paulo.  Ela deu uma palestra, respondeu perguntas do público e exibiu cenas do seu filme Passages for Light, que mostra a artista em diversos países, divulgando mensagens de amor e paz através de sinais luminosos de lanternas. A viúva de John Lennon também aproveitou a ocasião para formalizar a doação de duas obras para o museu. Os trabalhos, chamados “Árvore dos Desejos” – com pedidos de paz de pessoas de diversos lugares do mundo – e “Ex it” – instalação com 60 caixões de madeira contendo plantas em buracos – ficam em exposição no MAC até fevereiro.

Número de isentos diminui na FUVEST

O total de pessoas que pagaram a taxa de inscrição da Fuvest 2009 teve um aumento de no mínimo 1.890 pagantes em relação ao vestibular anterior, embora os inscritos tenham diminuído. Foram contabilizadas 138.242 inscrições, sendo 27.000 pessoas indicadas para a isenção da taxa, segundo a assessoria da fundação. Para participar do exame, o indicado tem que efetuar sua inscrição no vestibular. Por isso, o número de pagantes não é necessariamente o total de inscritos subtraído o número de isenções concedidas. Solicitada sobre o número de pessoas que conseguiram a isenção e efetivaram a sua inscrição no vestibular, a assessoria disse não poder divulgar o número.
No vestibular recorde de inscrições, a Fuvest 2006, se inscreveram 170.474 pessoas, 65.277 indicados à isenção, e o número mínimo de pagantes foi de 105.197.
Em todos esses vestibulares foram disponibilizadas 65.000 isenções. O JC entrou em contato com a Coseas, responsável pela seleção dos candidatos isentos, para saber o motivo das quedas nas isenções concedidas. A coordenadoria se negou a dar entrevista.

Pasusp tem abstenção de mais de 80%

O Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP) teve abstenção de 83,86% dos candidatos. Estavam inscritos para o exame 48.862 estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública do estado de São Paulo. Esse número é superior aos que prestaram o vestibular da Unicamp 2009, que teve 47.066 candidatos. No entanto, somente 7.889 estudantes, 16,14% do total, compareceram à prova do Pasusp.

Esculturas para cego ver

O devaneio das mãos, exposição da artista plástica Elis Loureiro, será realizada na USP. As esculturas, pensadas para o público com deficiência visual, poderão ser tocadas pelas mãos de todos os visitantes. “Quando eu comecei a fazer minhas obras, eu imaginava que era para elas serem tocadas, porque elas têm sensibilidade, curvas e movimento”, diz a artista. A exposição ficará aberta à visitação das 9h às 22h até o dia 04 de dezembro, no prédio do curso de Letras. O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 263.

FMUSP desenvolve injeção contra ronco

Pesquisadores da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP) estão testando uma injeção que, aplicada no céu da boca, diminui o ronco. O procedimento, que endurece a região, diminui o ruído causado pela passagem do ar. Apesar do enrijecimento, o paciente não sofre nenhum tipo de alteração de voz ou na alimentação. Esse novo tratamento apresenta resultados semelhantes ao da radiofreqüência, porém com um preço muito menor. A pesquisa deve ser concluída no próximo ano.