FEA cria carreira única na Fuvest para privilegiar o melhor aluno

No vestibular da Fuvest 2009, para as 590 vagas em cursos da FEA, se inscreveram 8.766 estudantes. Uma das novidades foi que, nesse ano, os alunos que querem ingressar na Faculdade prestaram a prova para uma carreira unificada e quatro opções de curso: Economia, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Atuárias.

No ano passado, o vestibulando escolhia na primeira fase em que curso concorreria. Agora, ele presta vestibular para entrar na FEA, elencando em ordem de preferência suas opções de curso. Passada a etapa inicial com uma única nota de corte, a chance de entrar em sua primeira opção fica condicionada à pontuação geral obtida e à procura do curso.

A carreira única foi criada para diminuir a diferença na nota de corte entre cursos como Economia e Contábeis. A média do aluno noturno ingressante no vestibular de 2007 em Economia foi de 68,1 pontos, enquanto em Contabilidade foi de 57. A média em Administração era de 65,6 pontos, enquanto em Atuárias era 57,5.

Para o professor e coordenador da Graduação em Ciências Contábeis e Atuárias, Valmor Slomski, essa medida visa incluir os alunos que não entravam nos cursos de Economia e Administração, mas que tinham notas altas no vestibular. “O vestibular tem que privilegiar o melhor aluno. A FEA forçava uma escolha ao aluno de 17 anos e, se ele não conseguia entrar no curso concorrido, era obrigado a ficar fora da USP”. Slomski diz que recebeu muitas críticas, pois a nota de corte aumentará e os alunos que entrariam em Contábeis e Atuárias, ficarão de fora. “A FEA não pode pensar dessa forma. Nós queremos facilitar para os melhores alunos em todos os cursos”, afirma.

A Graduação da FEA espera saber em fevereiro o resultado dessa medida, porque há o risco de o aluno que passar em sua segunda opção não aceitar entrar para a Faculdade, ou não terminar seu curso. O jornalista formado pela ECA, Thiago Scarelli, que prestou vestibular para a FEA, não vê mudanças. “É uma possibilidade que não abre muitas portas, já que o número de vagas para cada curso continua o mesmo”.