Hand uspiano domina final do JUP

A final do handebol feminino da 1ª edição do JUP (Jogos Universitários Paulistanos) vai ter um gostinho especial. Dentre 35 atléticas de várias universidades inscritas na modalidade, são dois times da USP que vão brigar pelo troféu, no dia 6 de dezembro. Nas semifinais, os times da FEA e da EEFE saíram vitoriosos e continuam na disputa pelo título. Segundo Adriana Ventura, técnica da EEFE, isso é resultado de um investimento das atléticas da Universidade e mostra a estrutura da USP para o esporte.

As semifinais foram no dia 23 de novembro, quando a FEA jogou contra a Engenharia da Mackenzie e conseguiu a vitória com um resultado apertado: 12×11. O time tem um ritmo forte de jogo, com movimentações dinâmicas e boa marcação. O técnico Alexandre Veras, que treina o time há oito anos, adota o esquema de defesa 3-3 (três jogadoras na linha da área e três mais adiantadas), apostando na força de seu contra-ataque. Segundo ele, essa tática vai ser mantida no jogo da final.

Pivô Rafaela Turola (de branco) é uma das armas da EEFE para a decisão do JUP contra a FEA dia 6 de dezembro (foto: Anne Mascarenhas)

Com um jogo tático e um time fisicamente forte, a EEFE jogou contra a Poli e fez 19 gols, contra 12 do adversário. Adriana, que treina a EEFE há apenas dois anos, diversifica no ataque, utilizando bastante a pivô, Rafaela Turola, um dos destaques do time. O esquema defensivo da equipe depende de cada adversário, afirma a técnica. Para a final, ela pretende trabalhar jogadas estratégicas, para conseguir infiltrar na defesa avançada da FEA e não deixar de jogar com a sua pivô.

A partida decisiva ainda não tem local definido. As finais das outras modalidades – futebol de campo, vôlei, futsal, basquete e handebol masculino – acontecem no mesmo final de semana, distribuídas entre sábado e domingo. Os dois times também jogam a final dos Jogos da Liga, campeonato entre as atléticas da USP.