Após atraso, começa entrega dos diplomas

Três anos após o início dos primeiros estudos sobre a remodelação dos diplomas da USP, o novo modelo do documento começou a ser entregue.

Modelo do novo diploma

A nova versão terá um padrão único de emissão e atenderá todas as unidades de Graduação, Pós-Graduação, Cultura, Extensão e Pesquisa. “O objetivo do novo diploma é traduzir a identidade da universidade de uma maneira moderna, porém respeitando a tradição e a importância da instituição. “, diz a Secretaria-Geral da Universidade, Maria Fidela de Lima Navarro.

O novo documento diminuirá consideravelmente o tempo de espera entre a colação de grau e a obtenção do diploma, que era de, em média, um ano para a graduação, devido a erros burocráticos nas documentações enviadas pelas unidades. Agora, com a criação de um banco de dados, todas as informações necessárias para o registro do diploma estão reunidas. “Haverá muito mais agilidade e segurança na emissão dos documentos, alem do custo zero para os alunos.”, resume Maria Fidela.

Contudo, durante o período de aprovação da nova versão do diploma, algumas unidades continuaram a expedir diplomas antigos para não impedir o registro profissional dos egressos. Outras, desde 2006, aguardam a aprovação do novo modelo.

Vantagens do diploma

O diploma, agora impresso pela Casa da Moeda, foi redesenhado pelo professor Francisco Homem de Melo, da FAU. O documento, conta com selos da USP e do Brasil, além dos brasões da universidadee da respectiva unidade de ensino.

Para impedir falsificações diversos dispositivos de segurança foram incorporados ao documento. Há um selo de segurança no lado direito e uma tinta especial no verso permite, ao ser iluminada por uma luz ultra violeta, que se leia a inscrição USP. Além disso, um número seqüencial impresso no verso permitirá que se tenha acesso ao documento na internet.

Errata

A edição impressa do JC 348 não incluiu as unidades de Pesquisa entre as atendidas pelo novo diploma. A alteração já foi feita na edição digital.