Bloco de notas: Esalq, hospitais, Inezita Barroso

Esalq cria método para economizar água

Para diminuir o desperdício de água no cultivo, pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP de Piracicaba vem realizando testes que comprovam que, com o controle da irrigação, é possível reduzir em até 60% o consumo de água nas lavouras. A técnica adota sistemas de monitoramento que controlam a umidade do solo. “Isso é feito por dispositivos colocados em sacolas plásticas [por amostragem] para monitorar a umidade do substrato de cultivo. Assim é possível saber o momento correto da irrigação e evitar o desperdício de água”, explica o professor Francisco de Assis Alves Mourão Filho, orientador do estudo.

Hospitais da USP são destaque em ranking

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo criou um ranking para classificar os melhores hospitais e maternidades paulistas. Entre os 10 melhores centros de saúde, encontram-se quatro hospitais universitários vinculados à USP – três hospitais na categoria internação e um, na categoria maternidade. O Hospital das Clinícas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru e o Instituto do Coração do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina estão entre os melhores hospitais. Já na categoria maternidade, o Hospital Universitário (HU) ficou em segundo lugar. A pesquisa contou com a opinião de 60,2 mil pacientes que passaram por internações e exames em cerca de 500 estabelecimentos de saúde, conveniados à rede pública de saúde.

ECA exibe filme sobre Inezita Barroso

No próximo dia 26, às 14 horas, será lançado na Cidade Universitária o documentário “Inezita Barroso – a voz e a viola”. O filme é um Trabalho de Conclusão de Curso de alunos do curso de Jornalismo. A exibição ocorrerá no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto – trav. J, 215). A entrada é franca e as presenças devem ser confirmadas até 24 de março pelos telefones 3091-1646/3091-4068. O documentário mostra a trajetória da famosa cantora e apresentadora, que permeia o mundo folclórico e a música popular brasileira. A própria Inezita Barroso estará no evento e também havaerá as participações de Mauro Wilton de Souza, diretor da ECA-USP, Paulo Markun, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, e Guilherme Alpendre, diretor do documentário.