Internet livre da Nokia não funciona no campus

Apenas em três locais o JC consegiu conexões satisfatórias; empresa promete melhora

Dois meses depois de instalada na Cidade Universitária, a internet livre da Nokia não cumpriu o prometido. Com um laptop em mãos a reportagem do JC fez uma bateria de testes da rede sem fio da empresa em 33 pontos do campus. Só foram obtidas conexões satisfatórias na Praça do Relógio e nos barracões da ECA (confira os testes realizados).

O projeto de internet livre na Cidade Universitária foi batizado de “Connect USP”, e é fruto de uma campanha publicitária que a Nokia promoveu em 2008. Na época, a empresa deu ao público a chance de escolher no seu site um presente para a cidade, que seria entregue no aniversário de São Paulo. O Connect USP ganhou a eleição com mais de 40% dos votos.

A promessa do serviço, divulgada em texto à imprensa, era “acesso ilimitado e sem custo à rede pelo computador ou pelo telefone celular com wi-fi integrado” para qualquer pessoa no campus, em qualquer horário, através de uma rede de até 54 Megabits por segundo (Mbps).

Apesar das antenas no campus, Connect-USP tem problemas de acesso
Decepção

Apesar da expectativa criada pela divulgação da novidade, a reação do público após o dia 25 de janeiro foi de decepção. O estudante de Engenharia André Mengatti disse na comunidade do Connect USP no orkut que só conseguiu conexão em um trecho pequeno da avenida Professor Lineu Prestes: “achei pelo alarde publicitário que teríamos acesso na USP inteira, não só em um ponto no meio do nada”.

A aluna Diana Passy, da Editoração, contou sobre sua tentativa de conexão pelo celular: “Eu consegui me conectar uma vez só, na ECA. Tive que fazer um cadastro enorme, e quando finalmente conectou a velocidade era péssima!”.

Resposta da Nokia

Procurada pelo Jornal do Campus, a Nokia respondeu por meio de sua assessoria que a maior parte dos testes realizados foram em espaços fechados, e que a rede “foi idealizada para funcionamento em áreas abertas, ao ar livre”. A empresa também disse que “casos específicos de áreas abertas prejudicadas por construções ou vegetação abundante já foram identificados e medidas corretivas já estão sendo tomadas”.

Nenhuma das peças de publicidade sobre o Connect USP encontradas pelo Jornal do Campus fazia menção a acesso apenas em áreas externas da Cidade Universitária. Dos 33 pontos testados inicialmente, 19 eram em áreas internas e 14 externas, mas destas, apenas uma apresentou conexão efetiva. Para sanar qualquer dúvida sobre a qualidade da rede Nokia, foram testados mais 10 pontos abertos no campus. Apenas na pista de atletismo do Cepeusp foi obtido acesso à internet.