Bloco de notas: IRI, Biblioteca Brasiliana, FSP, Classificados da USP

IRI terá nova sede em 2010

A nova sede do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP está em construção. As obras tiveram início em fevereiro deste ano e dispõem de R$ 3.200.000,00 – providos pela Reitoria – para a edificação do primeiro bloco e área de circulação. A conclusão desta fase do projeto está prevista para meados de 2010, quando a administração e algumas disciplinas obrigatórias serão transferidas ao novo prédio. Mas está prevista ainda a construção de um segundo bloco. Para tanto, a diretoria do IRI pretende organizar uma comissão de captação de recursos externos à Universidade, que será formada ao final do primeiro semestre de 2009. Segundo Maria Hermínia Tavares de Almeida, diretora em exercício, o projeto é “academicamente ambicioso” e a estimativa oficial para a conclusão do edifício – de R$ 6.400.000,00 – é provisória. O plano prevê um anfiteatro, salas de videoconferência, internet sem fio e estrutura para receber pesquisadores estrangeiros. Uma comissão interna, presidida pelo professor Pedro Dallari e composta por dois docentes e um representante discente, acompanha o andamento da obra. O IRI está atualmente sediado no edifício da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e será transferido para espaço ao lado do restaurante Sweden. O endereço oficial é Rua Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, travessas 4 e 5.

Biblioteca Brasiliana USP será digitalizada

Cerca de três anos após José Mindlin ter doado o acervo de sua Biblioteca Brasiliana à USP, tem início o processo de digitalização dos 40 mil volumes. O projeto Biblioteca Brasiliana Digital, coordenado pelo professor Pedro Puntoni e financiado pela Fapesp, acaba de finalizar a fase de testes e deu início nesta semana à transposição dos primeiros livros para a plataforma digital. Trata-se de um projeto-piloto que visa à constituição de um modelo de biblioteca digital de grande escala em assuntos brasileiros. Os primeiros títulos a serem copiados pelo escâner robô Kirtas APT 2400 BookScan, sediado na residência de Mindlin, fazem parte de uma coleção de viajantes. São cerca de 700 obras de autores como Hans Staden, André Trevet e Jean de Léry. A máquina tem capacidade de escanear entre 30 e 50 livros por dia, que serão tratados por uma equipe de técnicos e bolsistas e convertidos em arquivos leves. Para Puntoni, a ideia é estabelecer parcerias para ampliar o acervo original e facilitar o acesso a obras raras. A coleção de viajantes vai ao ar em junho pelo site www.brasiliana.usp.br, onde estão mais informações.

FSP inaugura Centro de Referência em Nutrição

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, foi a data escolhida para a inauguração do Centro de Referência para a Prevenção e Controle das Doenças Associadas à Nutrição (CRNUTRI). A iniciativa é da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e tem como objetivo atuar na atenção primária através da prevenção e controle de doenças relacionadas à alimentação. O centro também busca contribuir para a formação de estudantes e profissionais da área, desenvolvendo pesquisas que auxiliem a implantação de políticas de segurança nutricional. Os serviços do CRNUTRI estão disponíveis à comunidade, contanto que sejam usuários do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da FSP, onde será feita a triagem e direcionamento do paciente. O centro é coordenado pela professora Sandra Vivolo e está localizado na av. Dr. Arnaldo, 925, Cerqueira César. Informações pelo tel. 3061-7726.

Classificados da USP

Tudo o que você precisa na USP em apenas um “click”. É isso o que promete o site Classificados Universitário (www.classificadosusp.com.br). O portal foi idealizado por Robson Macedo Novaes, estudante do Instituto de Química, e criado há cerca de um mês com ajuda de outros alunos da Universidade. As opções de produtos e serviços ainda são limitadas: há apenas dois anúncios de repúblicas, um de serviços e dois de pizzarias, mas o espaço está aberto para divulgação de livros, artesanatos, cursos, festas e eventos culturais. Informações sobre como anunciar estão no link “Anuncie”, com descrição do modelo pré-definido pelo site, sessões e valores. Cada propaganda custa R$ 1,00 por dia e estão disponíveis pacotes mensais. Atividades culturais e festas têm divulgação gratuita. Mais informações pelo tel. 4111-6220 ou ainda através do e-mail classificadosusp@gmail.com.