Com ajuda do G20, JUP 2009 começa dia 25

A segunda edição do JUP (Jogos Universitários Paulistanos) começa no próximo dia 25, no complexo do estádio do Pacaembu. Após problemas em 2008, o torneio será organizado pela Secretaria Municipal de Esportes com a colaboração do G20, grupo das maiores atléticas de São Paulo.

“Fomos consultados pela Secretaria sobre o regulamento e como poderiam ser as inscrições”, explica Guilherme Ruggiero, aluno da Escola Politécnica (Poli) e presidente do G20. Foi sugerido, por exemplo, que se respeitassem as restrições da Liga Paulista, campeonato semestral disputado pela maioria das equipes. O fato não ocorreu no ano passado e gerou diversos WOs.

Outro ponto discutido foi a divulgação das tabelas três dias antes das partidas, o que dificultava a organização dos times. Prejuízo, por exemplo, para alunos da Faculdade de Odontologia, que têm aulas aos sábados. “Passamos uma visão geral do que daria certo ou não”, completou o estudante da Poli.

Ruggiero afirmou que a entidade surgiu no final de 2008 com o intuito de discutir os problemas da FUPE (Fundação Universitária Paulista de Esportes), que hoje está praticamente falida, e acabou por assumir uma parte do JUP. “A idéia é que sejamos um grupo de discussão das atléticas, pois foi algo que a FUPE deixou de fazer. Debatíamos sobre seus rumos e o grupo foi estendido para outras questões”.

O presidente do G20, todavia, nega que os Jogos busquem se firmar para substituir a FUPE. “É uma alternativa, um campeonato grande e de graça. Nada impede que os dois coexistam caso a FUPE volte a funcionar bem organizada e com preço justo. Este ano, algumas modalidades não serão disputadas por falta de inscritos”.

Entretanto, Ruggiero lamenta a falta de recursos para a disputa, que está programada para durar o ano inteiro. Segundo ele, dos R$ 490 mil previstos para a organização, apenas R$ 320 mil serão investidos pela Secretaria de Esportes contra R$ 330 mil em 2008. “Tentamos englobar o maior número de equipes, mas foi colocado um limite nas inscrições porque passou a ser muita atlética para pouca verba”. Ele completou, porém, dizendo que este limite foi excedido, mas a organização aceitou a participação das 56 atléticas interessadas mesmo com a verba reduzida.

Os grupos do JUP 2009 já foram sorteados e podem ser vistos aqui. A divulgação da tabela da competição está prevista para 21 de abril. A rodada inaugural contará com a presença de Walter Feldman, secretário municipal de esportes, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Membros uspianos do G20
  • Escola Politécnica (Poli)
  • Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)
  • Escola de Comunicações e Artes (ECA)