Construção Civil é setor base para PIB

O investimento federal no setor de construção civil com o projeto aparece em um momento importante para a economia. A projeção de analistas de mercado para o PIB desse ano é  e retração de até 0,30%, de acordo com boletim do Banco Central, que anteriormente registrava até 0,19% de retração.

Nesse panorama, a construção civil tem um papel crucial. Em 2007, ela representou 7,32% do PIB, e foi um dos setores da economia que mais cresceu em 2008. Com a crise, uma queda no PIB (possível com um freio do crescimento do setor) significa o fim dos sucessivos crescimentos durante o governo Lula, principalmente no seu 2° mandato.

De acordo com a ONG Transparência Brasil, dos mais R$75 mi doados para a campanha presidencial de 2.006 de Luís Inácio Lula  da Silva, pelo menos R$8 mi (10,57% do total) foram doados por construturas ou empresa ligadas ao setor. As doações, feitas de forma lícita, são um exemplo de como a construção civil tem uma forte relação com importantes setores da política brasileira.