É possível ser verde na USP? Repórter do JC relata sua experiência

Depois de pegar ônibus para evitar a poluição com o carro, dá uma certa preguiça subir os prédios usando sempre as escadas para diminuir o gasto com energia elétrica. Já para jogar lixo reciclável nos locais certos, é preciso encontrar as lixeiras laranja – o que nem sempre é facil –, lavar e secar o lixo antes do descarte.

Os hábitos devem ser repensados e por vezes ferem nosso conforto. Usar caneca individual nos restaurantes da USP, por exemplo, dá trabalho pois ela precisa ser lavada após o uso. Atos simples, como rejeitar copinhos de isopor que fariam seu café ficar quente por mais tempo fariam uma diferença grande: o isopor dificilmente é reciclado e, assim, ajuda a acumular uma quantidade maior de lixo.

Outro ponto importante diz respeito aos gastos que se tem. Como ao tirar cópias dos textos acadêmicos: xerocar a frente e o verso do papel diminui o número de folhas utilizadas.  Não é fácil ser ecologicamente correto na USP.  No entanto, mesmo exigindo tempo, atenção constante, disposição e muita paciência, ter hábitos ecologicamente corretos deveria ser um costume que todo homem moderno deveria ter.