Pista de atletismo passará por reforma

O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) também tem planos para reforma. A atual direção, presidida pelo professor Carlos Bezerra de Albuquerque, vem trabalhando em um projeto de reforma da pista de atletismo, atualmente em fase de captação de recursos. “Essa pista tem cerca de 30 anos e nunca foi reformada”, explica o diretor. “O piso de borracha hoje praticamente não existe mais”.

Em dezembro de 2007, o Cepe apresentou o projeto ao Ministério do Esporte com o objetivo de enquadrá-lo na Lei de Incentivo ao Esporte. Orçado em R$ 1,6 milhão, o projeto tramitou no Ministério durante um ano e foi aprovado em dezembro passado. Menos de um mês depois, o Itaú entrou com uma doação equivalente a R$ 1 milhão.

Segundo Bezerra, a ideia é que o restante da verba seja obtido fora da USP, pois “o patrocínio é uma forma de economia dos recursos da Universidade”. Também é vantajoso para o donatário, já que a Lei de Incentivo ao Esporte, sancionada em 2006, prevê dedução de 1% a 6% do Imposto de Renda da pessoa física ou jurídica que colabora com algum projeto desportivo.

Além da pista de atletismo, o teto dos módulos também requer intervenções. No entanto, o orçamento do Cepe não é o bastante para financiar a obra, encarecida por conta da tecnologia alemã utilizada na construção do telhado.  Bezerra espera contar com recursos da Universidade para viabilizar a reforma.