Roubo no meio da noite causa prejuízo de R$ 100 mil à ECA

O Departamento de Artes Plásticas (CAP) teve 45 equipamentos eletrônicos roubados entre a noite de sábado, 28, e a manhã de domingo, 29. Os ladrões arrombaram uma das portas dos fundos e a porta da sala da secretaria, onde pegaram as chaves das salas para roubar seus equipamentos. O roubo ocorreu entre as 23h e as 6h, no período em que não há nenhum porteiro ou vigia dentro do prédio. Neste horário há somente um vigilante noturno responsável pela ronda externa em mais outros três prédios da ECA.

Há dois anos havia vigias designados para ficar de plantão durante a madrugada nos prédios. Por decisão da USP, eles foram trocados por porteiros, que em alguns departamentos da ECA não trabalham 24 horas por dia. É o caso dos prédios do CAP, do Departamento de Música e do de Relações Públicas, Publicidade e Turismo, onde os porteiros só trabalham das 6h às 23h.

Os funcionários realizaram um levantamento do que estava faltando e registraram um boletim de ocorrência. Segundo Irineu Lobão, chefe do Setor de Serviços Gerais da ECA, o departamento deve encaminhar um relatório à unidade, que abrirá uma sindicância para apurar o caso. Na relação de equipamentos roubados estão uma ilha de edição, uma televisor de LCD, notebooks, projetores, máquinas fotográfi cas, filmadoras entre outros.

O prejuízo está sendo avaliado em torno de R$ 100 mil, segundo Tadeu Chiarelli, chefe do CAP. Muitos dos equipamentos foram comprados com recursos de parcerias com fundações privadas. “Eu espero que a universidade tenha mecanismo para ressarcimento”, diz. A diretoria emprestou quatro computadores ao departamento para que as atividades acadêmicas e administrativas pudessem ter continuidade imediata.

De acordo com Chiarelli, a falta dos equipamentos prejudicará as aulas e as pesquisas realizadas pelos alunos, além de um projeto que atende a crianças e adolescentes da rede pública. Na manhã do dia 30 não houve aulas. “Procuraremos os outros departamentos para ajudar na falta de equipamentos”, afirmou.

Foram levados 45 equipamentos do Departamento de Artes Plásticas