Bloco de notas: Semana de Ciências Sociais, Originais Reprovados, Concurso de Reportagens, Engenharíadas

Semana de Ciências Sociais começa no dia 11

20 anos de eleições diretas: que democracia é essa? Com esse tema, terá início no dia 11 de maio a V Semana de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Organizado pelo Centro Acadêmico (Ceupes), o evento reúne público de dentro e de fora da comunidade da USP. Até o dia 15 de maio, quando se encerra, a semana vai oferecer debates e discussões, além de um ciclo de filmes e de uma exposição temática sobre o período de abertura política. A programação completa pode ser acessada no endereço http://secs2009.blogspot.com. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ceupes2009[@]gmail.com.

Alunos de Editoração selecionam textos para revista

Alunos curso de Comunicação Social com habilitação em Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA), estão recebendo material para a 5ª edição da revista Originais Reprovados. A publicação é editada apenas com textos produzidos por estudantes da USP nas modalidades contos, crônicas, poesias e textos com conteúdo relacionado com literatura. Os interessados devem mandar as produções para o e-mail originaisreprovados[@]gmail.com até o dia 15 de junho. O regulamento e outras informações sobre o projeto podem ser encontrados no site www.comartejr.com.br/originais.

Site promove concurso de reportagens

Profissionais de comunicação, pesquisadores e estudantes de jornalismo que tenham material sobre a América Latina podem participar do I Concurso Latinoamericano de Reportagem. Organizada pelo site Latino Americano, espaço criado para a divulgação da cultura e de temas relacionados à América Latina, o concurso vai premiar as melhores reportagens nas categorias “Estudante de Jornalismo”, “Profissional de Comunicação” e “Vídeo”. As reportagens deverão ser feitas sobre o tema “América Latina, aqui estamos!”, escolhido como forma de chamar a atenção para “quebrar o silêncio” imposto à América Latina pela indústria jornalística. Os premiados terão suas matérias publicadas no site. Além disso, estudantes receberão uma Enciclopédia Latinoamericana e profissionais vão ganhar livros doados pela Editora Expressão Popular, que, ao lado da Editora Bomtempo e da Revista do Brasil, é uma das patrocinadoras do concurso. As inscrições vão até o dia 30 de maio. Mais informações no site www.latinoamericano.jor.br.

Politécnica é pentacampeã do Engenharíadas

A Escola Politécnica (Poli) foi a grande vencedora da última edição do Engenharíadas, jogos universitários realizados entre os dias 18 e 21 de abril em Jaboticabal (a 330km da caputal). Foi a quinta vez desde o ano 2000 em que a escola da USP venceu o campeonato. A Poli ficou 40 pontos à frente do vice-campeão Mackenzie no placar geral do torneio.