Fotografias propõem relação entre pobreza e dignidade

Coragem, dignidade e força: a Pontos-Coração leva alimentos para as almas dos homens necessitados (foto: Divulgação)

A partir do dia 16 de maio, o Centro Universitário Maria Antonia recebe a exposição fotográfica “Pobres e Dignos”, organizada pela ONG Ponto-Coração, ligada à Organização das Nações Unidas, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da USP. A mostra traz imagens do trabalho da ONG ao redor do mundo na luta pelo resgate da dignidade e melhoria da qualidade de vida de pessoas carentes.

Com o aumento vertiginoso do número de indivíduos que não possuem condições ideais de viver, muitas organizações não-governamentais nascem para suprir este déficit. A Ponto-Coração é uma delas e encontrou uma maneira de mostrar seu trabalho através da exposição de imagens recolhidas nos 19 anos de criação de laços de amizade com as pessoas que procuram ajudar. Conversando e mantendo contato com elas, conseguem trazer algo que também é importante para manter a qualidade de vida.

Revelando pessoas felizes, orgulhosas e com um olhar corajoso, a mostra propõe uma alternativa à miséria tão freqüentemente exposta. É um convite para refletir como o coração pode tomar todo o lugar no mundo da política, da empresa, da ciência e da arte, para que o homem consiga levar o mundo para uma evolução sustentável e humana. A mostra é realizada pela primeira vez no Brasil, mas tem já teve equivalentes em Nápoles, Nova Iorque e Paris.

A exposição conta ainda com apoio da Comissão de Direitos Humanos da USP. Maria Luiza Marcílio, presidente da Comissão, aponta a importância de um evento deste tipo, pois reforça um dos principais artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: o direito ao respeito independente de sua origem ou condição social. “A dignidade de cada ser humano foi assim proclamada e promovida em todos os recantos da terra. Ela inclui a promoção e a defesa dos valores inerentes ao Homem: da verdade, da igualdade, da justiça social, da tolerância, da fraternidade ou solidariedade”, observa.

Maria Luiza Marcílio ainda comenta sobre a importância de uma exposição como esta: “Cada indivíduo é mostrado em sua beleza, realçados no valor e na dignidade, dentro de sua dura realidade. A beleza é mostrada como reflexo da verdade”, finaliza.

Histórico

A Ponto-Coração nasceu em 1990 em Genebra, com o intuito de suprir as necessidades afetivas de populações carentes. “A organização surgiu do desejo de mostrar para estas pessoas que quando elas percebem sua grandeza e beleza, elas conseguem achar capacidade e coragem para enfrentar seus problemas. Para pensadores especializados no desenvolvimento humano, a pobreza é muitas vezes descrita como uma incapacidade de se libertar da fome, da desnutrição, da falta de saúde, do analfabetismo ou da ignorância. Ela pode levar as pessoas a condições de extrema falta de dignidade, e aí passamos a atuar”, relata Natalia Fassano, uma das representantes da ONG em São Paulo.

A organização atua nas regiões que apresentam maior número de pessoas com péssima qualidade de vida em continentes como Ásia, América do Sul, América do Norte e Europa. Hoje, são quase 40 centros em 20 países, com 180 voluntários ao redor do mundo. Fassano ainda fala sobre os ideais de Thierry de Roucy, fundador da ONG: “Uma das nossas maneiras de atuação é levar para as pessoas o contato físico. Thierry fala que o maior sofrimento é a solidão’. Então buscamos a amizade destas pessoas, o que é muitas vezes sua única necessidade para continuar”, conta.

Pobres e Dignos

Quando: de 16 a 28/05; ter. a sex., 10h às 21h; sáb. e dom., 10h às 18h.
Onde: Centro Universitário Maria Antonia – 3º andar. R. Maria Antonia, 294, Higienópolis.
No dia 16, haverá apresentação do projeto e coquetel. Mais informações com Claire Lefranc: claire.lefranc[@]gmail.com; (11) 8475-7084 / 8207-5815.