Estudantes pulam muro do Cepeusp

Funcionários filiados ao Sindicato dos Funcionários da USP (Sintusp) voltaram a fazer piquete em vários locais da USP após a saída da Polícia Militar do campus na terça-feira (2). A ação revoltou alunos da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE), que pularam o muro do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) para treinar futebol.

De acordo com os jogadores, o fechamento do espaço causa perda financeira, já que eles são treinadores e precisam jogar. Uma comissão de estudantes que apóia os funcionários entrou no centro esportivo para conversar com os jogadores, que aceitaram sair pacificamente.

No mesmo dia, uma estudante da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) discutiu com os funcionários que estavam na porta do Cepeusp, dizendo que eles estavam contra a lei, já que a Reitoria tinha a liminar do reapropriação.

O caso foi parar na delegacia, já que a aluna ligou para a polícia, que chegou no local rapidamente. “Estava claro que eles já queriam levar o pessoal do Sintusp”, disse um dos diretores do sindicato, que alega que os policiais foram falar diretamente com ele e com outro diretor. De acordo com o sindicalista, os policiais se recusaram a se identificar, e só foram embora quando cerca de 30 manifestantes foram ao local.