Poli e Med enfrentam-se em competição uspiana

Mais do que o título de campeão geral, Araraquara verá a hegemonia da Escola Politécnica (Poli) e da Faculdade de Medicina (Med) sendo posta à prova na 25ª edição do InterUSP, maior evento esportivo da universidade. Desde 2000, data do primeiro campeonato conquistado pela Poli, foram cinco troféus para a primeira e quatro para a segunda.

“Com o título, vamos confirmar a organização e a soberania que a atlética da Poli apresenta desde 2000”, explica Gustavo Braid, colaborador da entidade, embalada pelo título das Engenharíadas disputadas em abril. Ele, todavia, prefere não apontar uma modalidade em que a Escola possa se sobressair. Assim será em 2009, no ano passado 25 modalidades foram disputadas e a escola venceu em uma a mais que a grande rival, ficando com o título geral com 10 pontos de vantagem.

Vencedora de todos os 15 Jogos até 1999, a Med luta para recuperar sua posição de domínio. O equilíbrio das últimas edições, entretanto, dificultará o objetivo e um diretor da escola admite que a disputa não ficará restrita a Med e Poli. Para a entidade, não será uma surpresa tão grande se a Faculdade de Economia e Administração (FEA) ganhar sua primeira taça.

Terceira colocada no ano passado 20 pontos atrás da Poli, a FEA garante estar na briga pela taça. “No ano passado foi por muito pouco e esse ano temos chances reais. A diferença vem diminuindo bastante”, destacou Ana Luiza, diretora de esportes da escola. Ela lamenta apenas que a paralisação tenha prejudicado a preparação dos times e descarta que o vice-campeonato nas Economíadas em abril, quebrando uma seqüência de dois triunfos seguidos, tenha abalado as equipes.

Correndo por fora, disputam ainda o InterUSP a Faculdade de Direito (FD), Odontologia, Farmácia, Medicina de Ribeirão Preto e Escola de Agronomia. Atual quarta colocada, a FD foi a única escola fora as três principais forças que foi campeã em alguma modalidade em 2008. Sagrou-se campeã no tênis feminino, vôlei masculino e judô.

JUCA e InterEF

Duas que não disputam o InterUSP, mas não ficam paradas no feriado de Corpus Christi, são Escola de Comunicações e Artes (ECA) e Escola de Educação Física e Esportes (EEFE). A primeira busca seu bicampeonato dos Jogos Universitários de Comunicações e Artes diante do Mackenzie, detentor de 12 troféus. Já a EEFE tenta se recuperar do terceiro lugar obtido no InterEF do ano passado.