Porque visitar os museus da USP

Eles são referência para estudantes, especialistas e curiosos em geral: conheça suas histórias, particularidades e o que fazem para atrair você

(foto: Flickr)Quando pensamos em museus, no ato imaginamos uma volta ao passado. Obras antigas e objetos do cotidiano de povos e locais que algumas vezes nem existem mais. Porém, além de lugares que abrigam estes elementos de diversas culturas, eles mantém a memória viva no coletivo e auxiliam na transformação social. Visitas a um museu podem despertar nosso interesse para além de viagens no tempo, revelando curiosidades que fogem aos livros didáticos.

A USP desenvolve projetos juntamente com os cursos para manter museus como sedes de suas pesquisas. Alguns deles, como o Museu de Geociências, têm importantes acervos: são 45 mil amostras de minerais e grande coleção de fósseis. Desenvolvido a partir de coleções dos docentes, incorporou os fósseis foram apenas em 1981 – até então, só contava com os minerais – mudando seu nome para Museu de Geociências. Hoje, além de atender alunos dos ensinos Fundamental e Médio, é referência para estudantes de graduação e pós. O museu ainda presta auxílio à população e a organizações do exterior.

Da mesma forma, o Museu do Instituto Oceanográfico (IO) mantém uma exposição permanente que traz curiosidades sobre os oceanos brasileiros. Destaque para as embarcações: algumas já foram utilizadas para pesquisa nas regiões de Iguape e Cananéia e hoje fazem parte do acervo.

Novos e curiosos

Dentre os mais inusitados está o Museu do Crime, que fica no prédio da Academia de Polícia. O acervo é no mínimo singular: armas; indícios de crimes; estátuas e fotografias que mostram episódios célebres, como o Crime da Mala (em 1928, José Pistone asfixiou a esposa e empacotou-a em uma mala) e o caso do Bandido da Luz Vermelha (João Acácio Pereira da Costa que, nos idos de 1967, invadiucerca de 300 mansões portando uma lanterna vermelha).

(foto: Divulgação)O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) talvez seja um dos mais recentes museus da USP. Fundado em 1989, formou seu acervo a partir de pesquisas em sítios arqueológicos, coletas em campo ou por meio de troca com museus de outros países.

Marília Cury, museóloga da Divisão de Fusão Cultural do MAE, relata que dentre os trabalhos com o público estão os projetos para a 3ª idade e um programa para deficientes visuais, com maquetes e livros em braile e em áudio. “O protótipo está concluído e no segundo semestre devemos implantá-lo. Por meio destes projetos, conseguimos levar nosso acervo para cada vez mais visitantes”, observa. Outra iniciativa é a exposição sobre rituais funerários. O tema foi escolhido pela curiosidade que a morte provoca nas pessoas. O objetivo da mostra “A Vida após a Vida”, em cartaz até 2 de agosto, é mostrar como os povos se relacionaram com o fim da vida ao longo da história.

Mas nem sempre o acervo é a única atração de um museu. No caso do Museu Paulista (MP), por exemplo, muitos visitantes aproveitam para conhecer os famosos jardins, que unem objetos do período imperial e do início do século 20 do país. Os primeiros do local, projetados pelo belga Arsenius Puttemans, reproduzem concepções paisagísticas inspiradas nos moldes do barroco francês, como em Versailles.

O MP possui um projeto de ampliação, encabeçado por Heloisa Barbuy, curadora do espaço. “A intenção é abrir o Edifício Histórico à visitação, expandir diversas áreas e construir um Bloco Técnico para abrigar atividades de pesquisa e curadoria”, explica. “É nossa obrigação institucional criar condições para abrigar todas as atividades dentro dos padrões técnicos internacionais atualmente em vigor”, completa. O projeto, infelizmente, ainda não tem financiamento.

Conheça alguns museus

Museu Oceanográfico (site)

Praça do Oceanográfico, 191
Tel.: (11) 3091.6587

Museu do Crime (site)

Praça Prof. Reinaldo Porchat, 219
Tel.: (11) 3813.2233 r: 266

Museu de Anatomia Humana (site)

Av. Prof. Lineu Prestes, 2415
Tel.: (11) 3091.7360

Museu Paulista (site)

Parque da Independência, s/n – Ipiranga
Tel.: (11) 6215.0750

Museu de Arqueologia e Etnologia (site)

Av. Prof. Almeida Prado, 1466
Tel.: (11) 3091.4901

Museu de Ciências (site)

Av. Prof. Luciano Gualberto, trav. J, 374
Tel.: (11) 3091.3252

Museu de Zoologia (site)

Av. Nazaré, 481 – Ipiranga
Tel.: (11) 6165.8100