São Paulo precisa de quase 190 km de metrô até 2014

As obras de preparação da infra-estrutura de São Paulo para receber a Copa do Mundo em 2014 obrigatoriamente deverão incluir melhorias nos transportes, sobretudo no que diz respeito à expansão do complexo de linhas do metrô.

Para o professor Csaba Deák, uma rede razoável, suficiente para suprir a demanda elementar de deslocamentos da população, deveria ter cerca de 250 quilômetros de extensão. Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), a rede de trilhos atualmente conta com 61,3 quilômetros.

Chegar a uma situação aceitável, segundo Deák, implica em acelerar os investimentos. “As obras do Metrô têm andado lentamente. A linha amarela estava prevista no primeiro plano de efetiva implantação do Metrô, elaborado em 1968 e com obras iniciadas em 1972. Isso já faz 37 anos”, diz.

Uma política razoável para 2014 é, segundo Deák, iniciar imediatamente a implantação de uma rede de metrô “de gente grande”, à escala de São Paulo. “A Copa certamente não deveria influenciar as prioridades de implantação do metrô, mas, por outro lado, grandes geradores de tráfego, como estádios de futebol e centros comerciais, sempre foram critérios de implantação de redes de transporte de alta capacidade”.

Visando o evento, o professor afirma que seria possível, por exemplo, implantar outra linha de metrô, o chamado Arco Norte. O complexo passaria por toda a Zona Norte e conectaria a área tanto à Zona Sudoeste como à Zona Leste da cidade. “Há também a possibilidade de implementar linhas que fariam uma ligação rápida do aeroporto ao Centro de São Paulo”.