Carta: esclarecimento sobre o desrespeito à greve e à democracia

Dos estudantes de Filosofia da USP

Nós, estudantes de Filosofia na FFLCH/USP, reunidos em assembléia no dia 25 de junho de 2009, repudiamos ações de parte da comunidade universitária uspiana contrária à greve na medida em que não reconhece a legitimidade e legalidade de fóruns deliberativos de estudantes, funcionários e professores. Os grupos discordantes da greve e de seus procedimentos, antes de provocar os funcionários da USP na porta do Sintusp, antes de responder pesquisas contra a greve pela internet, antes de organizar passeata no campus, deveriam estar presentes nas assembléias, fazer o uso da palavra, defender seus argumentos, apresentar propostas para votação e votar. Argumentos contra a legitimidade, representatividade, supostas intimidações, das assembléias, se procedem, apenas indicam a urgência de as pessoas que pensam isso tomar parte nelas. A ausência revela descaso com fóruns deliberativos historicamente conquistados em nome da democracia e da esfera pública. É preciso esclarecer, portanto, o traço anti-democrático de atitudes de desrespeito à greve, uma vez que ela foi deliberada pelas três categorias em instâncias máximas de deliberação, reconhecidas, aliás, pela universidade e resguardadas até mesmo pelo Estado de Direito.

Carta enviada pelo doutorando Luiz Marcos da Silva Filho ao Jornal do Campus. Fale com a redação.