Comunicado da Comissão da Reitoria sobre acordo de término da greve

O Jornal do Campus reproduz comunicado da Comissão da Reitoria

A Comissão de Negociação da Reitoria e a Comissão de Greve de Servidores Técnicos e Administrativos da USP se reuniram, no dia 30 de junho, e estabeleceram acordo para o término da greve, a partir da presente data, nos seguintes termos:

1. Projeto de Lei Complementar 1074/2008, que criou, por proposta da USP, 8.893 empregos públicos, efetuou-se acordo para a inclusão de novo artigo, com a seguinte redação:

“Artigo 4º-A “Os empregos públicos criados por ato próprio da Universidade de São Paulo, após a promulgação da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, com contratos já efetivados, ficarão mantidos até a respectiva vacância, quando, então, serão extintos”.

O referido projeto deverá ser apresentado ao advogado, Dr. Alceu Luiz Carreira, que, juntamente com dois representantes dos servidores técnicos e administrativos, deverão acompanhar as gestões e desenvolvimento das ações.

2. Projeto de lei que cria a função de Professor de Ensino Básico, será acrescido um artigo no referido projeto para transformar as atuais funções de auxiliar de apoio educativo, técnico de apoio educativo e educador em professor I do ensino básico – para as duas primeiras funções, abrangendo até a quarta série do ensino fundamental – e professor II do ensino básico – para a última função, a partir da quinta série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.

3. Projeto da nova carreira dos servidores técnicos e administrativos: A Reitoria solicitou, por escrito, manifestação dos representantes dos servidores junto à CCRH, quanto ao documento da pré-proposta da carreira, encaminhado a esses representantes em 17/02/2009. Nesse sentido, se compromete a não submeter a pré-proposta aos órgãos competentes. Uma nova proposta de carreira deverá ser discutida com os representantes dos servidores técnicos e administrativos eleitos, tendo como base a proposta de estrutura apresentada por estes.

4. Comissão para tratar de assuntos relacionados à área de saúde: Essa comissão será composta pelo coordenador da Administração Geral (Codage), Dante Pinheiro Martinelli (presidente), José Antonio Franchini Ramires (vice-presidente), Paulo de Andrade Lotufo, Douglas Alexandre Garcia e Walter José Fernandes, bem como por seis servidores técnicos e administrativos – Neli Maria Paschoarelli Wada, Solange Conceição Lopes Veloso, Dinizete Aparecida de Sousa Xavier, André Luiz Orlandin, Marcello Ferreira dos Santos e Tereza Ferreira Lima. A Comissão será instalada no dia 30 de junho, às 16h.

5. Auxílio-Alimentação no valor de R$ 400,00, retroativo ao mês de maio, o que corresponde ao reajuste real de 25%.

Vigente Proposta
R$ 320,00 R$ 400,00*
R$ 240,00 R$ 300,00**

* Para os funcionários com base inferior ao valor equivalente ao nível Superior II-J da tabela de vencimentos da Universidade.
** Para os funcionários com base igual ou superior ao valor equivalente ao nível Superior II-J da tabela de vencimentos da Universidade.

Os valores correspondentes ao Auxílio-Alimentação serão pagos da seguinte forma:

a) as diferenças dos valores de maio e junho, em folha suplementar, no decorrer do mês de julho;

b) o valor do benefício de julho será pago em agosto.

6. Implantação do Auxílio Educação Especial, sem limite de idade, para os dependentes portadores de necessidades especiais, filhos de docentes e servidores técnicos e administrativos, no valor de R$ 422,22.

7. Aumento do valor do Vale-Refeição, que terá reajuste de 15,38%, passando para R$ 15,00, a partir do dia 1º de julho, a ser pago em agosto de 2009.

8. Auxílio-creche, já implementado, com aumento de 6,05%, passando para R$ 422,22, conforme portaria GR 3094/97.

9. O gerenciamento das ações do Clube dos Funcionários terá o processo analisado e a decisão a ser tomada será discutida com os representantes dos servidores técnicos e administrativos eleitos e a Coordenadoria do Campus da Capital do Estado de São Paulo (COCESP).

10. Quanto à Escola de Engenharia de Lorena (EEL), a Reitoria compromete-se a acompanhar e fazer gestões para a aprovação dos três Projetos de Leis Complementares, que foram enviados à Secretaria de Ensino Superior e dizem respeito a:

Transferência para a USP do Quadro Especial de Servidores da extinta Faenquil, atualmente vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, e a criação de empregos públicos para a EEL; Criação de cargos docentes na EEL; Criação de dotação orçamentária específica destinada ao custeio e à manutenção das atividades acadêmicas e administrativas da EEL.

11. Não haverá desconto dos dias parados.

12. A reposição dos dias parados se referirá ao trabalho-atividade e não aos dias-horas.

13.  Não haverá qualquer forma de punição decorrente das atividades relacionadas ao movimento de greve.

14. A Comissão de Greve de Servidores Técnicos e Administrativos da USP se compromete a terminar o movimento de greve nesta data e a promover o retorno imediato dos servidores a seus postos de trabalho, sob pena de ficarem sem efeito os termos constantes nos itens 2, 3, 5, 6, 7, 9, 11, 12 e 13.

São Paulo, 30 de junho de 2009.

Subscrevem o documento:

Suely Vilela – reitora da USP