Acidentes leves alimentam as estatísticas

Batidas leves são ocorrências mais comuns no campus; foto: Carol Nehring
Batidas leves são ocorrências mais comuns no campus (foto: Carol Nehring)

Nos dias 24 e 31 de agosto, pelo menos dois acidentes de trânsito aconteceram na Cidade Universitária, alimentando as estatísticas. Dados oficiais mostram que houve 48 ocorrências desse tipo no campus entre janeiro e maio deste ano.

Por volta das 9h30 do dia 24 de agosto, um engavetamento envolvendo três automóveis aconteceu na avenida da Universidade e não houve feridos. Sobretudo nos horários de pico, muitos carros entram no campus para cortar caminho, causando complicações ao trânsito.

Segundo os motoristas envolvidos, que fazem parte da comunidade USP, a colisão ocorreu devido à ação imprudente de um quarto condutor desconhecido, que deixou o campus após o incidente.

No último dia 31, um carro capotou na avenida Luciano Gualberto, por volta das 14hs. A motorista do veículo, Gabriela Soares Campos, não sofreu ferimentos. Válter Gurgel, da Guarda Universitária, afirma que acidentes leves são comuns, já que por dia circulam no campus cerca de 70 mil véculos.

O guarda José Carlos Ferreira dos Santos, que atendeu à ocorrência do último dia 24, questiona a falta de fiscalização do tráfego na Cidade Universitária. No início de 2009, a Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp) propôs um convênio com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O JC contatou a Cocesp, que não respondeu até o fechamento desta edição.