Apresentando Clóvis de Barros Filho

Primeiramente eu agradeço à equipe do Jornal do Campus por me confiar a função de Ombudsman. Fico contente com a possibilidade de avaliar e colaborar com a produção da mais nova geração de jornalistas talentosos formados pela nossa universidade.

Sou Clóvis de Barros Filho, professor livre-docente de ética do curso de Relações Públicas e Turismo. Durante os últimos anos montei e coordenei o programa de mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing em “Comunicação e práticas de consumo”. Hoje trabalho como professor somente na ECA. Geralmente sou convidado para dar palestras sobre ética tanto pelas empresas quando por instituições governamentais, sempre representando nossa faculdade. Também ministro cursos na Casa do Saber desde o seu início sobre filosofia e teoria da comunicação.

Sou formado em direito pela USP e em jornalismo pela Cásper. Fiz mestrado e doutorado em direito público na Universidade de Paris. Comecei o doutorado em comunicação na Universidade de Navarra e concluí na ECA. Orientado pela famosa professora Maria Aparecida Baccega. Ao longo dos últimos 20 anos fiz carreira em faculdades de comunicação, sempre discutindo a ética dos agentes deste campo.

Tenho livros e artigos publicados sobre ética e suas relações com a comunicação. Num primeiro momento, exclusivamente sobre o trabalho jornalístico, e mais recentemente também sobre publicidade e comunicação organizacional.

Ministro aulas no curso de Relações Públicas da ECA toda quinta-feira, manhã e noite. Também coordeno, junto com o professor Arthur Meucci, o Grupo de Estudos de Filosofia da Comunicação, no CRP, tendo como monitor Gustavo Dainezi. Grande parte de minhas análises sobre o jornal certamente sairão de discussões deste grupo.

Mais uma vez, aproveito para agradecer o Jornal do Campus pelo convite, que muito me honra.

Clóvis de Barros Filho é professor livre-docente de ética na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Fale com o ombudsman.