Aumenta prazo de avaliação de cursos

O prazo de participação dos alunos, docentes e gestores no SIGA (Sistema Integrado de Indicadores da Graduação) foi prorrogado até o dia 17 de setembro. O sistema, desenvolvido pela Câmara de Avaliação da Pró-Reitoria de Graduação da USP, tem como objetivo a apuração de dados para a melhoria dos cursos de graduação da universidade.

“O SIGA nasceu de um entendimento consolidado de que é importante avaliar os cursos da USP”, declara o professor Manoel Rodrigues Alves, coordenador da Câmara de Avaliação e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema. Segundo ele, o SIGA não pretende ser o processo exclusivo de avaliação da graduação, pois, para surtir efeito, depende da cooperação de cada faculdade, escola ou instituto. “O SIGA vai até certo ponto. Caberá às próprias unidades fazer uso dos resultados”, diz.

O sistema é baseado em questionários direcionados a alunos, ex-alunos, gestores e docentes, com o objetivo de avaliar os cursos de graduação de maneira ampla, sem avaliar especificidades (como freqüência do professor da disciplina, por exemplo). Segundo Alves, os formulários foram elaborados a partir de uma pesquisa dos sistemas de avaliação de outras universidades públicas, além do uso de bibliografia sobre o assunto. “A Faculdade de Educação também nos auxiliou nesse processo”, diz.

Visibilidade

A divulgação foi feita através das diretorias de cada unidade, que foram encarregadas de dar as informações para os alunos. “Foram produzidos dois mil cartazes, além de cerca de 40 mil folders, o equivalente a 90% dos alunos da USP”, diz Alves. Alguns alunos, entretanto, reclamam da falta de informação. “Eu nem estava sabendo que os cursos da USP estavam sendo avaliados”, declara Marina Viski, aluna do 3º ano de Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes.

Sobre a prorrogação de prazo, Alves explica sua necessidade devido às sucessivas quedas do sistema de informação da USP durante o período de apuração. “Logo no primeiro fim de semana de funcionamento do SIGA, o sistema da USP caiu. Então, tivemos que prorrogar, por menos dias que o necessário, inclusive”, conclui.