Banca móvel entretém pacientes do HC

Banca projetada para hospitais (foto: Ana Justiniano)
Banca projetada para hospitais (foto: Ana Justiniano)

Impossibilitados de sair do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) os pacientes do ambulatório e enfermarias encontram na banca-móvel, um carrinho de revistas e conveniência, uma maneira de se informar e se divertir enquanto o tempo passa.

O projeto Banca-móvel, desenvolvido pela USP em parceira com a DINAP (Distribuidora Nacional de Publicações), arrecada por mês cerca de 15 mil reais com a venda de revistas, livros, cartões telefônicos e produtos de higiene como xampus e sabonetes. Dessa quantia, cerca de 30% fica com o Hospital, referente à venda das revistas, e o restante fica com o Grupo Abril, dono da distribuidora.

Segundo Nísia Guimarães, diretora técnica de Serviço de Saúde da Divisão de Serviço Social Médico, a renda é revertida em parte para os pacientes e em parte para o salário dos três funcionários da banca. “É mais um serviço do que um comércio propriamente dito. O objetivo não é lucro, é o entretenimento e a complementação do tratamento do paciente”.

Flávio Pontes Magno é operador de uma das bancas e diz que revistas de fofoca, de receitas e palavras cruzadas são as mais pedidas. Assim com outros operadores, ele recebeu treinamento sobre vendas em bancas e hoje sabe como organizar as revistas no carrinho e a logística do negócio.

Ariane Batalha de França, também operadora de banca-móvel, conta que o projeto é apoiado por médicos, enfermeiros e auxiliares que compram dos carrinhos porque sabem que parte do lucro vai para a assistência social. “O projeto tem crescido e as pessoas têm dado mais crédito à leitura”.

A diretora comercial da DINAP, Adriane Dias, conta que a ideia das vendas em hospitais partiu do pressuposto de que as pessoas ficam muito tempo nas filas de espera. Segundo ela, a banca-móvel oferece revistas no momento em que as pessoas podem ler e diminuir a angústia no hospital.

De acordo com Adriane, o mix de revistas voltado para o ambiente hospitalar é o diferencial em relação às bancas comuns. Os cinco segmentos mais vendidos, segundo a diretora, são as revistas femininas, revistas de passatempo da Editoria Ediouro que têm a marca Coquetel, revistas de celebridades, infanto-juvenis e semanais de informação. A venda de livros em formato de bolso está entre os dez segmentos mais vendidos.

No início da parceria no projeto Banca-Móvel, a Abril contribui com a elaboração do carrinho da banca, apropriado para circular em corredores e elevadores do hospital, com a fabricação de uniformes e cursos de operação e vendas aos funcionários. Hoje, com a parceria firmada, apenas distribui as revistas no Hospital operando de forma semelhante às bancas de rua.

Além do Hospital das Clínicas de São Paulo, o Grupo Abril desenvolve projetos semelhantes em outros hospitais como o Hospital Moinho de Vento, em Porto Alegre, Hospital Materdei, de Belo Horizonte e o Hospital Padre Albino, de Araraquara, cujo projeto começou no início de setembro deste ano.