Bandeira Científica é premiada melhor projeto de extensão do país

Primeiro lugar no Prêmio Cidadania Sem Fronteiras, projeto mobiliza oito cursos da USP

A Bandeira Científica, projeto multidisciplinar da USP, foi eleita pelo Instituto da Cidadania a melhor prática de extensão universitária do Brasil em 2009. Além do primeiro lugar na categoria Saúde, o projeto ganhou o Selo Cidadania Sem Fronteiras – menção honrosa válida por três anos – por ter alcançado a melhor nota entre os 221 projetos inscritos.

A Bandeira realiza expedições anuais a municípios brasileiros de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Nelas, a população recebe atendimento médico, palestras educativas, capacitação e apoio técnico, em uma ação coordenada por 200 estudantes de Agronomia, Engenharia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Fim e recomeço

A Bandeira Científica surgiu em 1957, idealizada por professores e alunos do Departamento de Patologia da FM. Foram 11 viagens até o projeto ser interrompido pela Ditadura Militar, em 1969.

Em 1998, um grupo de segundanistas da FM retomou a iniciativa e organizou uma expedição a Cajati (SP). Luiz Fernando Ferraz da Silva, atual coordenador do projeto, participou da viagem como estudante. “Realizamos palestras educativas e coleta de dados, mas vimos que faltava atendimento médico direto à população”, conta. Em 1999, eles incorporaram atendimentos assistenciais que, em oito anos, saltariam de 700 para 7 mil por expedição.

Ainda nesse ano, a Bandeira certificou-se como projeto de extensão universitária, tendo a FM e a USP como principais financiadoras. Parte dos recursos passou a vir de parcerias com outras empresas e entidades públicas, as quais, segundo Luiz Fernando, “travamos, não necessariamente em dinheiro, mas em produtos, para garantir as necessidades estruturais do projeto”.

Hoje, a Bandeira Científica trabalha com um fluxo de caixa de R$340 mil ao ano e fornece gratuitamente aos pacientes desde óculos até próteses dentárias. O projeto não depende mais do financiamento da USP, o que, para o coordenador, é um fator natural. Ele considera o reconhecimento da USP fundamental, mas afirma que é mais importante aplicar a verba da extensão em projetos que estejam começando.

Saiba como participar da Bandeira Científica: www.bandeiracientifica.com.br.

Errata

Diferente do que afirma a matéria “Projeto da Medicina é premiado o melhor do país”, da edição JC 356, a Bandeira Científica é hoje liderada por sete faculdades, que auxiliam no financiamento das expedições: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Escola de Comunicações e Artes, Escola Politécnica, Instituto de Psicologia, Faculdade de Odontologia, de Medicina e de Saúde Pública. A correção já foi feita no edição eletrônica.