Centro de Descarte recolherá eletrônicos sem uso

Quando jogados no meio ambiente, componentes contaminam lençóis freáticos e solo

Reaproveitar “lixo” eletrônico e reduzir o impacto no meio ambiente. São esses os objetivos do Centro de Descarte e Reciclagem (CEDR) do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP. A partir de setembro deste ano, o CEDR deve começar a recolher aparelhos descartados pela universidade.

Por isso, é importante que as unidades da USP guardem os aparelhos sem uso e dêem baixa no patrimônio. No CEDR, esse material será recuperado, quando possível, e doado para entidades assistenciais ou recicladores.

O procedimento evita que componentes eletrônicos cheguem a aterros ou lixões. Neuci Bicov, da Comissão de Sustentabilidade do CCE, explica que muitas dessas peças contêm metais pesados que contaminam o solo e os lençóis freáticos.

No futuro, o CEDR receberá lixo eletrônico de estudantes e funcionários da USP e da comunidade externa. Neuci orienta que “essas pessoas aguardem o momento em que elas também poderão dispor do Centro de Descarte”.

Mais informações: 3091-6400