Cuidado com o buraco

“O asfalto da USP é muito ruim, cheio de ranhuras, balança o carro inteiro e estraga a suspensão”, afirma Teresa Perosa, aluna da Escola de Comunicação e Artes. As reclamações são muitas e a responsabilidade pela manutenção e a conservação do arruamento do Campus é da Prefeitura do Campus da Capital.

A situação do asfalto nas ruas da Universidade de São Paulo chegou a ficar tão critica em alguns trechos, que foi pedido o recapeamento da Rua do Matão. A requisição foi feita pelo Centro Acadêmico da Engenharia Mecânica (CAM) por causa do GP-Poli, corrida de carrinhos de rolimã organizada na Escola Politécnica. Segundo o atual presidente do Centro Acadêmico, André Mello, a organização do evento conseguiu o recapeamento em 2008 através de um requerimento.

De acordo com a Coordenadoria do Campus da Capital, há vistorias constantes em busca de irregularidades e buracos, mas o próprio asfalto da USP é antigo e comprometido pela grande quantidade de tráfego. “Quando a quantidade e/ou a gravidade dos defeitos atinge um nível suficiente, a Cocesp contrata os serviços de tapa buracos de empresas especializadas”, explica Eduardo José Siqueira Barbosa, da Divisão Técnica de Serviços de Infraestrutura da Cocesp.

A Coordenadoria, além das obras em 2008 em vias como as da Reitoria e a Avenida da Universidade, pretende reformar o piso e pavimento da Avenida Mello Moraes e da Luciano Gualberto, entre outras ainda esse ano.

A Cocesp incentiva o uso do email institucional cocesp@usp.br para apontar buracos e outras irregularidades.

Buracos ameaçam tráfego no Campus; Coordenadoria culpa asfalto antigo (foto: Amanda Previdelli)