Em homenagem aos deuses

Minerva, por Milan e Perez (foto: Ilana Lichtenstein)Encomendada dentro do projeto “Escultura no Campus”, Palas Atena (ou Ágora) foi inaugurada em 1944, como parte das comemorações do centenário da Escola Politécnica. Símbolo da Escola, a deusa Minerva inspira a obra de Denise Milan e Ary Perez. Ela é representada pelo seu capacete de aço fincado em uma placa de granito.

“Deusa de tantas divindades e da sabedoria, símbolo dos politécnicos em sua versão romana, Minerva, surge aqui representada por seu capacete de aço”. A frase pomposa é parte da placa informativa da obra que parece ser conhecida por grande parte dos politécnicos.

Pode-se observar a presença de um púlpito. Seu objetivo é que, como na ágora grega, o espaço seja um local de exercício da cidadania e da socialização. Segundo os alunos, algumas pessoas se reúnem sim no local. “No verão a gente costumava ficar lá. Agora está muito frio. E sujo também”, confirmou Conrado Setti, da Engenharia de Materiais.