Estudantes vêm à USP para debater educação

Grupos se instalaram na sede ocupada do DCE (foto: Yuri Gonzaga)

Estudantes de diversas partes do Brasil, participantes da Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL), realizaram sábado (12) e domingo (13) um encontro para debater a educação no país e o futuro da própria organização. Inscreveram-se no evento 388 pessoas, entre delegados (aqueles que votam) e observadores. Parte deles ficou instalada na sede do DCE da USP, no campus do Butantã.

Integrantes da ANEL discutem educação no país e própria organização (foto: Yuri Gonzaga)

Grupos de discussão foram pautados em verba destinada aos diferentes níveis de ensino – em especial o superior. Segundo Camila Lisboa, estudante de Ciências Sociais na Unicamp e membro da comissão executiva nacional da ANEL, os objetivos mais pronunciados da entidade são a autonomia universitária, maior repasse de verbas para a educação e  universalização do ensino. “Queremos uma organização que represente o estudante, de fato”, diz.

Alguns participantes atravessaram vários estados para chegar à USP. Jean Montezuma, estudante de História na Universidade Federal da Bahia (UFBA), viajou durante 36 horas e disse que vale a pena. “As discussões são de alto nível e isso demonstra a possibilidade de organização dos estudantes”, diz.