Fumantes desrespeitam nova Lei

Apesar dos cartazes afixados, estudantes, professores e funcionários fumam em locais proibidos

Quase um mês após a controversa Lei Antifumo entrar em vigor em todo o estado de São Paulo, alguns alunos da USP continuam fumando em locais proibidos.

A maioria dos departamentos já afixou nos ambientes fechados avisos da proibição, que são obrigatórios segundo a lei. Mesmo assim, em prédios como o de História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), é possível localizar, em poucos minutos, mais de uma pessoa fumando.

“A postura dos alunos aqui da FFLCH não mudou. Eles só evitam fumar dentro do prédio porque senão são retirados pelos seguranças. Mas nas horas de descanso, fim da tarde, é possível encontrar várias pessoas fumando normalmente. A diferença é que agora os não-fumantes estão reclamando”, comenta Layza Reol, aluna da Geografia.

Apesar dessa situação, a Universidade ainda não recebeu autuações, o que não significa que ainda não foram feitas denúncias. Para denunciar qualquer departamento que não está cumprindo com a lei é preciso ligar para o disque denúncia ou acessar na Internet o Portal da Lei Antifumo. Porém a inspeção da Vigilância Sanitária ao local denunciado não é imediata nem tem data marcada, podendo demorar.

A USP baixou uma portaria que está sendo motivo de grande polêmica, em que repassa as multas que a instituição receber para os alunos, docentes e servidores não docentes que descumprirem a lei. “A multa será repassada para aquele que der causa a autuação. Até agora não tivemos nenhuma ocorrência aqui dentro, portanto ainda não temos certeza de como isso funcionará”, explica Luiz Carlos Corrêa Santana, responsável pelo Departamento de Administração da Reitoria.

Denúncias de descumprimento da lei antifumo, podem ser feitas pelo telefone 0800 771 3541 ou pelo site www.leiantifumo.sp.gov.br.

Universidade ainda não recebeu autuações (foto: Carol Nehring)