Grupos de teatro: GTP

Conheça mais sobre o GTP – Grupo de Teatro da Poli

GTP – Grupo de Teatro da Poli (foto: Teresa Perosa)
Nome: Grupo de Teatro da Poli (GTP)

Fundado em 1956, oficialmente, como departamento do Grêmio Politécnico. Mas as atividades teatrais na Poli ocorrem desde 1945. Manuel Bandeira esteve envolvido com a criação do GTP.

Sobre o grupo: Dissolveu-se em 2002, retomando as atividades em 2003, sob a coordenação de Bia Szvat. Bia procurou criar uma estrutura que não dependesse de um núcleo centralizador e que funcionasse sozinha, independentemente de quem coordenasse. “Para evitar que o grupo se dissolvesse novamente, desenvolvi com ele o que chamamos de estrutura familiar no teatro. Quem está a mais tempo no grupo orienta os mais novos e já existem alunos coordenando núcleos sozinhos”, declara.

É dividido em núcleos. “A idéia dos núcleos surgiu porque o grupo foi crescendo”, diz Bia. Segundo ela, algumas pessoas já estavam no GTP havia algum tempo, então não fazia sentido passarem por todo processo de aprendizagem da linguagem teatral novamente, pois seria desestimulante. “Foi a solução encontrada para que os membros dessem continuidade a sua pesquisa”, conclui. Hoje o grupo é composto por 6 núcleos: Laranja, Azul, Vermelho, Amarelo, Verde e Preto.

Um dos núcleos profissionais, o Verde, apresentou a peça “Bondelos – Sem Chão”, baseada na vida e obra do filósofo Vilém Flusser, na 11ª edição do Festival Internacional Apostrof, em Praga (Rep. Tcheca) e também no Arquivo Flusser, na Alemanha.

Estrutura: Tem uma sala própria no prédio do Biênio na Poli (ao lado da escola de línguas Poliglota) e recebe repasse do grêmio.

Sobre os membros: “É um caldeirão cultural muito rico”, diz Bia. No GTP, cerca de 45% dos alunos são da própria Escola Politécnica, mas o resto vem de diferentes unidades da USP e de fora da universidade. “Hoje em dia podemos dizer que o grupo não é da Poli, é na Poli”, declara.

“Eu era muito tímida. Tive dificuldade no início, mas a forma como o GTP trabalha o teatro fez eu me soltar. Nada é feito de maneira autoritária, de cima para baixo”, afirma a estudante Andréa Nagamine, quinto ano de Engenharia Mecatrônica e membro do GTP.

Como participar? Os ensaios do grupo Amarelo (núcleo iniciante) acontecem às segundas-feiras, das 18h15 às 22h15 na sala do GTP.

Contato: gtp@gremio.poli.usp.br | http://www.gremio.poli.usp.br/gtp/index.htm