Grupos de Teatro: Metáxis

Conheça o grupo teatral unido pela técnica do Teatro do Oprimido

Metáxis - Grupo de Teatro do Oprimido (foto: Divulgação)

Nome: Metáxis – Grupo de Teatro do Oprimido (não vinculado a nenhuma unidade)

Fundado em 2008

Sobre o grupo: Após o desenvolvimento de algumas oficinas de teatro do oprimido realizadas em 2008, o grupo decidiu dar continuidade ao projeto. “Nosso objetivo é levar as pessoas que estão fora da universidade para dentro dela, e as pessoas que estão dentro para fora”, declara Dodi Leal, aluno do 3º ano de Artes Cênicas e coordenador do projeto.

O Metáxis funciona de maneira diferente em relação aos grupos teatrais usuais. O grupo funciona a partir de ciclos de um ano, durante o qual os coordenadores trabalham as técnicas de teatro do oprimido com os membros. Como conclusão das atividades, o Metáxis leva as intervenções desenvolvidas à Mostra de Teatro do Oprimido de Londrina. “Depois, esperamos que cada grupo ande com as próprias pernas”, diz Dodi. A intenção é formar a cada ano dois grupos familiarizados com as técnicas do teatro do oprimido.

A escolha por trabalhar com esse tipo específico de técnica teatral é explicada por sua subvalorização, segundo Dodi. “É a única técnica teatral que de fato foi criada por um brasileiro e, ainda assim, não é trabalhada dentro da universidade no Brasil”, declara. O método do Teatro do Oprimido foi desenvolvido por Augusto Boal cujo objetivo era criar prática teatral revolucionária, que incitasse os oprimidos a lutarem pela sua libertação. O TO trabalha com jogos, exercícios e técnicas teatrais que envolvem o público no jogo de cena, uma vez que, para Boal, o teatro deveria deixar de ser um “monólogo” para ser um “diálogo”.

Esse ano, o Metáxis irá com duas intervenções à Mostra: uma de teatro invisível r outra nomeada “Penso, logo, insisto”.

Estrutura: Utilizam uma das salas do CAC, sob responsabilidade de Dodi.

Sobre os membros: São predominantemente de fora da USP.

Como participar? Para participar das oficinas, é necessário entrar em contato com o grupo.

Contato: teatrodooprimido@gmail.com | http://www.metaxis.com.br/