Grupos de Teatro: Vivo e Desnudo

Conheça mais sobre o Grupo de Teatro da São Francisco, o Vivo e Desnudo

Vivo e Desnudo – Grupo de teatro da São Francisco (foto: Teresa Perosa)
Nome: Vivo e Desnudo (Grupo de Teatro da São Francisco)

Fundado em março de 2008

Sobre o grupo: Suprindo o vácuo deixado pelo grupo Arcádia, sem atividades desde 2006, o grupo de teatro Vivo e Desnudo surgiu em 2008, a partir da iniciativa de alunos do primeiro ano de Direito, que sentiam a necessidade de retomar a tradição da São Francisco na atividade teatral. Alguns dos membros fundadores se conheceram no cursinho e decidiram chamar seu ex-professor de Literatura, Maurício Soares Filho, para coordenar as atividades do grupo, em função de sua formação em Artes Cênicas.

O grupo deu início aos trabalhos em março daquele ano, a partir do estudo e pesquisa da tragédia grega. Sua primeira apresentação foi a montagem da primeira cena de “A Selva das Cidades”, de Bertold Brecht, encenada na biblioteca da Faculdade de Direito, parte de uma semana temática promovida pelo Centro Acadêmico XI de Agosto em setembro de 2008.

Sua primeira montagem oficial, entretanto, foi “Édipo Rei”, apresentada nas arcadas da São Francisco em maio e junho de 2009. “Foi muito emblemático, apresentar o Édipo na São Francisco. A faculdade tem o ar solene do palácio de Thebas”, declara Maurício.

A ocupação do espaço da faculdade pelo grupo tem sido uma questão complicada. A São Francisco fecha todos os sábados a partir das 14h, nem mesmo os alunos identificados por carteirinha podem entrar. A diretoria da faculdade alega aos estudantes que se trata de uma questão de segurança. Segundo o grupo, para conseguirem ensaiar e apresentar “Édipo Rei”, foi necessário uma série de trâmites burocráticos entre requerimentos e ofícios. “Tivemos que pagar três seguranças extras durante os ensaios, considerando que a Faculdade já tem três presentes durante os finais de semana”, declara Lívia Fogaça, aluna do quarto ano de Direito e membro do grupo.

Em função do sucesso da primeira temporada de “Édipo Rei”, o Vivo e Desnudo entrou com um pedido à direção para realizarem uma segunda temporada de apresentações. A solicitação foi negada imediatamente sem explicações posteriores.

Estrutura: Recebe um repasse de R$400 reais do Centro Acadêmico. Maurício trabalha pro-bono. Segundo os membros, o XI de Agosto os apóia administrativamente, mas não politicamente, em relação a suas demandas por espaço, locais de apresentação e ocupação da São Francisco como espaço teatral.

Atualmente, o Vivo e Desnudo ensaia na Casa do Estudante.

Sobre os membros: “Tenho certeza que eles serão advogados muito melhores que o padrão”, declara Maurício. A maioria dos estudantes do grupo é da própria São Francisco.

“Eu procurei o grupo para me humanizar”, conclui Lívia.

Como participar? Os ensaios do grupo ocorrem aos sábados, a partir das 14h, provisoriamente na Casa do Estudante (Av. São João, 2044). O grupo é aberto a alunos da USP e à comunidade.

Contato: Maurício Soares Filho – mausoaresfilho@hotmail.com