Internautas protestam contra Sarney

Mídias sociais, como o fenômeno Twitter, representam alternativa à mobilização política

Com a série de escândalos no Senado, os movimentos políticos feitos em mídias digitais também tomam fôlego. Hoje existem mais de 90 comunidades no Orkut pedindo a renúncia do senador José Sarney. A maior parte delas foi criada neste ano e expressa a popularização do debate político, bem como a mudança no uso das ferramentas de comunicação da Internet.

A mídia social Twitter, criada em 2006, é uma das ferramentas desse discurso. Há cerca de dez perfis a favor da renúncia do senador. O maior, denominado “Fora Sarney”, tem cerca de 12,5 mil seguidores e foi criado há pouco mais de dois meses.

Dentre as vantagens das redes sociais, de acordo com a estrategista de mídias digitais, Beth Saad, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA), está a capacidade de reunir pessoas e possibilitar o diálogo entre elas, mesmo que essa interação não resulte em manifestações presenciais.

Fora da tela

Uma das mobilizações virtuais contra Sarney encontrou espaço nas ruas no último dia 23 de agosto, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Informado pelo Twitter sobre o protesto, o estudante da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Guillermo Infante, decidiu participar do movimento a favor da renúncia de Sarney e repassou aos amigos. Com a cara pintada de verde e amarelo, conta que não acredita na popular “revolução do sofá”, feita sem mobilização.

Midía política

A pergunta chave do miniblog “O que você está fazendo?” tem perdido força diante da evolução no uso das ferramentas sociais da Internet. De acordo com Luli Radfahrer, professor da ECA e doutor em Comunicação Digital, “as pessoas estão conhecendo melhor esse novo espaço comunicacional e dando a ele outras funções”, abrindo espaço para temas como a política. Porém, a rapidez da web, que agrega pessoas com facilidade, também dá margem a um tipo de interesse efêmero por manifestações. Ainda assim, passageiros ou não, os discursos vêm crescendo e a rede surge como ferramenta descentralizadora do discurso político, controlado historicamente por alguns líderes de opinião.

Ativismo no Twitter

Ativismo no Twitter4.5 Milhões é a quantidade aproximada de pessoas que têm atualmente uma conta no Twitter.

140 é o número máximo de caracteres de uma mensagem no Twitter.

12.554* é o total de seguidores do perfil “Fora Sarney”.

Ashton Kutcher, celebridade do Twitter, recusou-se a apoiar a campanha contra Sarney

(* até o dia 01/09)