Só voando…

Escultura de Tolosa na ECA (foto: Ilana Lichtenstein)
A lenda de que a escultura em frente ao prédio central da ECA, se vista de cima, forma o nome da escola, é conhecida muito bem pelos ecanos. Há quem duvide, mas a resposta existe.

Em 1999, foi organizada no saguão do prédio principal da faculdade a exposição “Sucatas, Sonhos, Formas”, com obras de Erasmo Magalhães Castro de Tolosa. “Foi um sucesso e pedimos a Tolosa que doasse uma das esculturas”, diz o professor Victor Aquino, chefe do Departamento de Relações Públicas e Publicidade. “Isso, porém, não era viável, pois havia um registro de obras e aquela peça [desejada pelo professor] pertencia ao HU”.

Mas Tolosa, naqueles tempos superintendente do Hospital Universitário (HU), não deixou por menos. Ele mesmo conseguiu patrocínios e construiu uma nova obra, batizada “ECA”. No dia 23 de fevereiro de 2000, houve a inauguração da escultura e, desde então, ela povoa o imaginário dos estudantes que por ela passam.

Quanto à lenda, sim, segundo Aquino, a escultura, se vista de cima, deveria formar “ECA”.