Técnicos selecionam times para Unisinos

A Copa Unisinos, um dos eventos esportivos mais importantes do calendário universitário, conta com instituições de ensino de países do Mercosul. Sua 22ª edição será realizada de 8 a 11 de outubro, em São Leopoldo (RS).

A USP disputa o torneio com equipes formadas por alunos de suas diversas faculdades. Desde 2002, a organização é feita pela Laausp (Liga Atlética Acadêmica da USP), que se encarrega de escolher e providenciar os locais de treinos. Além disso, a entidade faz o intermédio entre os organizadores da competição e as seleções das nove modalidades.

Escolha dos técnicos

Segundo Thiago André, vice-presidente de esportes da Liga, a diretoria executiva da Laausp geralmente escolhe técnicos mais experientes e com mais tempo comandando times da USP, por conhecerem melhor os jogadores.

Entretanto, na hora da convocação, os treinadores têm total autonomia. “Esse é o ponto com o maior histórico de reclamações”, afirma Thiago, uma vez que é comum os técnicos chamarem grande número de atletas de suas equipes de origem. A Laausp apenas recomenda que eles conversem com outros profissionais da universidade antes de selecionarem o elenco.

Eduardo Gonçalves, técnico da seleção de vôlei feminino e do time da Medicina, afirma já conhecer a maioria das meninas que chamou, mas que pediu indicações às próprias atletas também. “Esse ano vamos fazer os treinos aos sábados, para que uma jogadora do campus de São Carlos possa treinar com a gente”, conta.

As equipes da USP treinam desde a segunda semana de agosto e poderão participar ainda do JUP (Jogos Universitários Paulistanos) de Seleções, que ainda não tem data definida para começar.

Errata

Diferentemente do publicado na edição 356 do JC, a USP já participava da Copa Unisinos antes de 2002. Porém, os times eram organizados pelo Cepeusp e não pela Laausp, que começou a exercer essa função a partir de 2002. A versão online da reportagem já foi corrigida.