USP se mantém fora do Enade

A USP, em reunião da Comissão de Graduação, no dia 20 de agosto, decidiu continuar fora do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A instituição não participa do exame que substituiu o Provão desde sua criação, no ano de 2004.

Desde o início de junho, a USP negocia com o Ministério da Educação. No dia 16 de junho, a reitora Suely Vilela enviou um ofício à comissão responsável pelo tema no MEC (a Conaes) com seis pontos que deveriam ser alterados no Enade. Dentre eles, a adoção de um exame universal e a valorização de universidades que possuem cursos inovadores estão entre os principais.

A comissão do Enade acatou algumas mudanças propostas pela universidade, mas para o Conselho de Graduação da instituição elas não foram suficientes. Segundo nota oficial, a USP “continua à disposição dos órgãos federais competentes para contribuir para o aprimoramento do processo, de modo a viabilizar sua participação futura”.